Pesquisa vai analisar experiência de turistas durante período do Carnaval no Rio

Participantes poderão responder, a um rápido questionário, em inglês e espanhol, sobre sua experiência na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea da Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Uma pesquisa realizada pela Riotur deste ano vai coletar dados sobre a experiência de turistas e residentes na cidade. Através de QR Codes os participantes poderão responder, a um rápido questionário, em inglês e espanhol, sobre sua experiência na cidade. Em troca, cada participante receberá, ao final da pesquisa, um código de desconto de atrativos turísticos em todo o Brasil disponíveis no site Destinow.

A iniciativa pioneira tem como objetivo obter dados que auxiliem na tomada de decisão de gestores, aprimorar a segurança e infraestrutura, além da experiência cultural e de lazer na cidade. Para a Riotur, essa abordagem representa uma oportunidade única para as pessoas compartilharem suas perspectivas e, assim, contribuírem para um maior entendimento de como o Rio opera, tornando a cidade ainda mais acolhedora para visitantes e moradores.

“Essa pesquisa será de grande importância para todos que trabalham no setor turístico da cidade. Quanto maior a participação de cariocas e turistas, mais informações teremos para traçar novas diretrizes para atrair mais e mais visitantes, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida da população”, explica Ronnie Costa, presidente da Riotur.

Além da pesquisa geral, cada bairro também terá uma pesquisa específica para o local. Ela será feita por meio do Sistema Especialista Turístico (SET), uma ferramenta de inteligência artificial premiada na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo 2023. Com ela, será possível analisar grandes volumes de dados, fornecendo uma compreensão mais precisa sobre padrões de fluxo turístico, comportamento dos visitantes e preferências. Ao analisar e interpretar os dados sobre a experiência de turistas e moradores em tempo real, a ferramenta auxilia gestores a identificar tendências, resolver problemas e explorar novas oportunidades.

Advertisement

Para ampliar o alcance da pesquisa, o projeto será anunciado em todos os palcos do Réveillon na cidade, pontos turísticos, Postos de Informações Turísticas, hotéis, restaurantes e na orla do Rio. Todos podem participar, independentemente de idade ou se são turistas ou cariocas. Acesse o QR Code e responda a pesquisa:

Pesquisa vai analisar experiência de turistas durante período do Carnaval no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa vai analisar experiência de turistas durante período do Carnaval no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui