Pessoas em processo de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou com bolsa de colostomia terão prioridade de atendimento no Rio

Proposta visa facilitar o acesso de enfermos a tratamentos, comércio e serviços na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (06/10), a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro promulgou uma lei que determina prioridade para atendimento no comércio da capital fluminense e no acesso a assentos do transporte coletivo às pessoas que realizam quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou que utilizem bolsa de colostomia.

De acordo com a nova medida, a preferência se dará em filas de instituições bancárias, casas lotéricas, supermercados, hipermercados ou congêneres e em órgãos públicos municipais.

”O objetivo da norma é auxiliar essas pessoas, que muitas vezes são invisibilizadas, não têm seus direitos reconhecidos e não possuem recursos para pagar o transporte privado”, explica o vereador Marcio Santos (PTB), um dos autores da proposta.

Advertisement

Também assinam a norma, número 8.103/2023, os vereadores Alexandre Beça (PSD), Dr. Marcos Paulo (PSOL), Luciano Medeiros (PSD), Monica Benicio (PSOL), Niquinho (PT) e Paulo Pinheiro (PSOL).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pessoas em processo de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou com bolsa de colostomia terão prioridade de atendimento no Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. louvável a ideia, mas não se precisa de lei para isso. basta o bom senso. ao menos, preocupam-se com as pessoas nessas condições clínicas. eu faria um pequeno adendo: os portadores de sonda vesical de demora, mesmo que temporário (cirurgia de próstata) necessitam desta prerrogativa. se os vereadores lerem esta matéria, que possam incluí-los também.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui