Petrobras retomará construção de refinaria em Itaboraí; obras devem ser concluídas até 2028

Antigo Comperj, atualmente chamado de Gaslub, será um dos principais polos de produção diesel do país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Área do Comperj - Foto: Divulgação

A Petrobras definiu, durante reunião voltada ao seu plano estratégico para os próximos cinco anos (2024 a 2028), que retomará as obras da refinaria do antigo Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), atualmente chamado de Gaslub, em Itaboraí, na Região Metropolitana fluminense. O projeto foi interrompido em 2015, devido aos escândalos relacionados à Operação Laja Jato.

De acordo com Claudio Schlosser, diretor de Refino, Transporte e Comercialização da Petrobras, a refinaria será construída até 2028, quando terá início sua operação, e terá como foco principal a produção de diesel a partir de petróleo e de matérias-primas vegetais.

Na reunião, a Petrobras também definiu que seu orçamento para o próximo quinquênio será de cerca de R$ 500 bilhões. Desse montante total, o setor de refino da companhia terá investimento de R$ 85 milhões.

Vale ressaltar que a Petrobras tem como objetivo, com o Gaslub, ampliar em 290 mil barris diários a capacidade de produção de diesel S-10, além da produção de 34 mil barris por dia de combustíveis com base em matérias-primas renováveis.

Advertisement

Outro ponto de destaque é que a Petrobras planeja também, para o antigo Comperj, construir uma usina térmica, visando transformar energia o gás do pré-sal que chegará ao complexo a partir de 2024.

Consumo de combustíveis

A Petrobras prevê que o consumo de diesel em território brasileiro siga em alta até 2030. Já em relação à gasolina, a tendência é de estabilidade, com a substituição do derivado de petróleo pelo etanol.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Petrobras retomará construção de refinaria em Itaboraí; obras devem ser concluídas até 2028
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui