Petrópolis e Angra são incluídas em nova plataforma de alertas contra desastres

As duas cidades foram escolhidas por seu histórico de desastres naturais no estado. O sistema começa a operar em fase de testes a partir deste sábado (10/08)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Petrópolis e Angra dos Reis foram selecionadas para um projeto piloto do governo federal que implementa uma nova plataforma de alertas contra desastres, denominada Defesa Civil Alerta. O sistema, que será testado a partir deste sábado (10/08) às 15h, visa melhorar a comunicação de riscos à população em áreas propensas a desastres naturais.

Petrópolis foi escolhida devido ao seu histórico de desastres climáticos. Em março deste ano, a cidade enfrentou quase 600 deslizamentos em apenas quatro dias, enquanto em fevereiro de 2022, chuvas intensas causaram 241 mortes. O município está na lista dos locais mais propensos a desastres naturais no país.

Angra dos Reis também teve seu momento crítico, com deslizamentos em março deste ano e uma situação de emergência decretada em dezembro passado devido às inundações e ao alto volume de chuvas, que deixaram mais de 300 desabrigados. O distrito sede do município, onde boa parte da população mora, está “espremido” entre a montanha e o mar, além disso, muitos bairros foram construídos nas encostas dos morros, que foram desmatados ao longo dos anos.

A nova plataforma é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Anatel, com o suporte das operadoras de telefonia móvel Algar, Claro, Tim e Vivo. Os alertas serão enviados sem a necessidade de cadastro prévio e serão recebidos por celulares compatíveis através de tecnologia cell broadcast, que emite mensagens pop-up com avisos sonoros e vibratórios. Mesmo aparelhos em modo silencioso serão notificados.

Durante o período de teste de 30 dias, o sistema enviará alertas a todos os celulares nas áreas afetadas, alertando sobre riscos como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais. Os alertas também serão acessíveis para pessoas com dificuldades visuais através de funcionalidades de leitura nos dispositivos.

Este novo sistema não substituirá os métodos atuais de alerta, como SMS, WhatsApp, Telegram e TVs por assinatura, mas sim os complementará. Celulares lançados a partir de 2020 que suportem tecnologias 4G ou 5G com sistemas operacionais Android e iOS são compatíveis com a nova plataforma.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Petrópolis e Angra são incluídas em nova plataforma de alertas contra desastres