Petrópolis recebe a 13ª edição do Festival Serra Serata

Evento comemora imigração italiana na cidade com danças, comida típicas e muita história

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrópolis

A festa de cultura italiana Serra Serata está de volta a cidade de Petrópolis em sua 13ª edição. A abertura do evento começou na última quinta-feira, (15/09), no Palácio de Cristal, e será celebrado até o dia 25 de setembro. A festa irá acontecer em diversos pontos da cidade como no Palácio de Cristal, Centro Cultural Wilma Borsat, Cineclube Raul Lopes e Cantina Giulietta. A entrada é gratuita.

Durante os dois fins de semana, 15 a 18 e 22 a 25, a cultura italiana será celebrada com exibição de filmes, palestras, contação de histórias, shows, dança e, claro, a tradicional gastronomia italiana. Os pratos servidos nas barraquinhas fazem parte do cardápio elaborado pela Casa D’Itália.

Nesta sexta-feira, (16/09), o Festival recebe palestra de Marco Stella, com o tema “Teresa Cristina di Borbone – Due Sicilie”. Além de performances Gondoleiro, apresentação de personagens Commedia Dell´arte – Pierrot, Colombina e Arlequin e muitas outras atrações.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, comemora a volta do evento. “É, mais uma vez, o resgate da nossa cultura, dos italianos que chegaram em Petrópolis e foram importantíssimos para o desenvolvimento da nossa cidade, empenhando a força de trabalho na extinta Companhia Petropolitana de Tecidos, em Cascatinha”, conclui.

Advertisement


História

A festa Serra Serata – La Vita è Bella, promove e comemora a imigração dos italianos ao Rio de Janeiro, mais especificamente em Petrópolis.

Em 1845, até meados do século XX, inúmeros italianos chegaram à cidade e deram um formato especial à cultura da região. A primeira italiana que chegou ao Rio foi S. A. Imperial Dona Teresa Cristina MariaImperatriz do Brasil, natural de Nápoles – Reino da Itália.

Imperatriz Teresa Cristina 1888 Petrópolis recebe a 13ª edição do Festival Serra Serata
Teresa Cristina Maria – Foto: Domínio público

Confira a programação completa no site oficial.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Petrópolis recebe a 13ª edição do Festival Serra Serata
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Petrópolis recebe a 13ª edição do Festival Serra Serata
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui