Petrópolis recebeu mais de 1 milhão de visitantes em 2023

Museus Imperial, da Casa de Santos Dumont e da Casa do Colono receberam mais de 429 mil turistas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu Imperial, em Petrópolis
Museu Imperial, em Petrópolis - Foto: Uwe Bergwitz/Shutterstock.com

O ano de 2023 foi marcante para o turismo da Cidade Imperial de Petrópolis, na Serra fluminense. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, a cidade recebeu mais de 1,2 milhão de visitantes – pessoas que passaram apenas um dia no município; e aproximadamente 600 mil turistas – visitantes que se hospedaram na cidade.

A secretária municipal de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon, ressalta que, apesar de as atrações de Petrópolis se concentrarem em sua rica tradição histórica e arquitetônica, a cidade também atrai turistas interessados no seu calendário de eventos.

“Atualmente as motivações são diversas para vir e se hospedar durante o ano inteiro, pois a cidade oferece pluralidade na oferta turística, além do calendário de eventos realizados pela Prefeitura de Petrópolis e pela iniciativa privada, durante o ano inteiro”, pontua a secretária de Turismo.

O Museu Imperial, o Museu Casa de Santos Dumont e o Museu Casa do Colono receberam mais de 429 mil visitantes. Outros pontos turísticos também muito visitados foram a Galeria Expositiva Princesa Isabel, na Catedral São Pedro de Alcântara e a Igreja Luterana, que receberam mais de 11 mil e 1.800 turistas, respectivamente.

Advertisement

Construído entre 1845 e 1862, o palácio neoclássico onde funciona Museu Imperial de Petrópolis reúne 300 mil itens relacionados ao Império brasileiro, em especial ao Segundo Reinado. Muitas dessas relíquias encontram-se em exposição permanente, como a coroa de D. Pedro II, que pesa quase 2 quilos e é cravejada com 639 brilhantes e 77 pérolas.

Criada por meio de um decreto assinado por Imperador, em 16 de março de 1843, Petrópolis tem no belo palácio onde funciona o Museu Imperial a sua principal atração. Erguido entre 1845 e 1862, com recursos fornecidos pelo monarca, o edifício foi enriquecido, em 1850, com um jardim planejado pelo paisagista Jean-Baptiste Binot, sob a orientação de D. Pedro II.

Com fina ornamentação, na sua construção foi usado mármore de Carrara no piso do vestíbulo e mármore preto da Bélgica. Os assoalhos e as esquadrias foram confeccionados com madeiras de lei, como cedro, pau-cetim, pau-rosa, vinhático e jacarandá, provenientes de diversas províncias do Império.

Informações: Diário do Porto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Petrópolis recebeu mais de 1 milhão de visitantes em 2023
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Petrópolis recebeu mais de 1 milhão de visitantes em 2023
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Esta reportagem é o famoso Faz-me Rir, pois o atual prefeito de Petrópolis e todos os seus antecessores não fizeram nada pela cidade, em termos turísticos e em todo o resto, como eu pude observar, comparando abaixo Petrópolis a outras cidades do mesmo estilo que pude visitar…

    PETRÓPOLIS ABANDONADA.

    Já estou farta de falar na ineficácia e incompetência desta prefeitura de Petrópolis, que não consegue tirar a cidade da lama em que se vê atirada há muitas décadas.

    Cidades serranas em estados com bons administradores e pessoal competente da área de turismo, que vem atuando em prol de benesses para elas, como Gramado (RS), Canela (RS), Campos do Jordão (SP), Domingos Martins (ES) – florescem e vicejam, atraindo milhares de turistas por ano e faturando uma quantidade enorme de dinheiro com isso.

    Gramado se inspirou nas cidades do Sul da Alemanha, e conseguiu com isso ser alçada a uma das cidades turísticas mais bonitas e mais bem cuidadas do Brasil.

    Gramado é uma cidade charmosa, muitíssimo bem cuidada e muitíssimo bem planejada, e ficou muito bonita devido a isso. E é uma cidade repleta de atrações e de beleza, criadas para atrair e manter os turistas por mais tempo no local.

    Num breve passeio por suas ruas, o viajante encontra uma arquitetura peculiar, com traços europeus misturando detalhes da colonização alemã, italiana e suíça.

    Somados a isso a beleza de seus bem cuidados parques, praças e demais áreas verdes inspiradas na atmosfera europeia, a cidade se tornou um cenário perfeito para relaxar, seja sozinho, seja em família ou numa viagem romântica.

    Nos meses de Junho e Julho a cidade torna-se o centro das atenções dos viajantes, que buscam uma viagem agradável, num clima europeu, com paisagens únicas, uma gastronomia especial para acompanhar os dias frios e, se der sorte, conferir a neve que muitas vezes cai durante os dias mais gelados.

    Gramado oferece aos viajantes, inúmeros pontos turísticos, sejam eles naturais em parques e praças, museus, como também inúmeros parques temáticos que proporcionam a diversão para todos os gostos.

    Por outro lado, a prefeitura de Campos do Jordão importou centenas de plátanos (a árvore-símbolo do Canadá), e os espalhou por diversas ruas desta bela e muito bem cuidada cidade. O plátano é uma árvore de interesse ornamental, podendo atingir entre quarenta e cinquenta metros de altura.

    Campos do Jordão tem arquitetura inspirada no estilo europeu. Não se pode construir um outro tipo de arquitetura no local que não seja esta. Esta inspiração foi motivada pela necessidade de edificações que isolassem a fria temperatura externa e que conservassem o calor dentro dos imóveis.

    A geometria triangular ou cônica dos telhados, o uso da madeira e de tijolo à vista estão nas casas e estruturas em Campos do Jordão. Essa é a imagem arquitetônica encontrada pelos visitantes da cidade na Serra da Mantiqueira.

    Os prefeitos locais, desde a década de quarenta, têm apostado na oferta de um bem cuidado e construído cenário com cara de Europa, para atrair muitos visitantes e faturar alto com isso.

    Hotéis, lojas em Capivari e no restante da cidade, restaurantes, cervejarias – todos eles foram erguidos usando-se a combinação perfeita de materiais como tijolos, pedras e madeira. Isso porque este jeitão europeu atrai turistas de várias regiões do País.

    A busca deles por referências internacionais extrapola a beleza da arquitetura local, tendo foco também na excelente gastronomia da cidade – das cervejarias com referência alemã aos restaurantes com tradição portuguesa.

    Por último, mas não menos importante, a cidade de Domingos Martins (que fica a 50 km de Vitória-ES) ainda está engatinhando em termos turísticos, mas mesmo assim é muito mais bem cuidada do que a decrépita Petrópolis, e é muito pensada em atrair mais turistas para a região.

    O Sesc construiu em Domingos Martins um belíssimo conjunto de cinco prédios em estilo enxaimel, dentro de uma floresta com mata nativa das montanhas capixabas, com todas as amenidades de um bom hotel europeu, com lagos, praças, estacionamentos, amplas áreas verdes, inclusive com uma grande excelente piscina térmica, um bom bistrô, o Berg Menu.

    E nós aqui na cidade e no estado do Rio de Janeiro não temos quem pense em um turismo consciente, voltado para atrair muitos visitantes e assim alavancar nossa economia.

    Infelizmente, cariocas e fluminenses permanecemos eternamente comendo moscas, estacionados na Idade da Pedra Lascada, sempre nas mãos destes políticos cariocas e fluminenses ineficazes, incompetentes, corruptos, embusteiros e quadrilheiros, que só se preocupam em dilapidar os cofres das cidades – e o povo é que se lixe…

    Turismo é renda, é divisa, é emprego, mas parece que esta corja de vagabundos que finge que administra nosso estado não sabe disso…

    E se por ventura esta corja souber da importância financeira e social do aumento de visitantes ao estado, podemos constatar que esta corja não se interessa em implementar o turismo em nosso estado, pois não faz nada que preste em prol deste importante segmento da economia de nosso estado !!!

    Eu já vi muitas cidades com prefeitos péssimos pelo Brasil, mas neste quesito Petrópolis supera todo e qualquer prefeito do Brasil – é muito atração para quase nenhuma eficácia turística…

    Uma cidade tão bonita, histórica, imperial como Petrópolis, com milhares de atrações interessantes, infelizmente está totalmente abandonada, largada às moscas, com um processo galopante de favelização absurda, e fica tudo por isso mesmo.

    Estes prefeitos totalmente incompetentes e irresponsáveis de Petrópolis permitiram, ao longo de muitas décadas, a incontrolável derrubada das florestas locais para a construção de barracos, e estes prefeitos sabotadores têm sido totalmente coniventes com a favelização galopante da cidade…

    E agora ninguém sabe dizer o porquê destas tragédia que ocorrem com as chuvas torrenciais em Petrópolis, nem mesmo os moradores destes locais – também totalmente irresponsáveis por construírem suas casas em área de mata fechada, sem qualquer infraestrutura e cálculo estrutural que suporte tais construções.

    Qualquer leigo em construção está farto de saber que estes locais não são adequados para a construção de barracos, que na primeira grande chuva eles virão abaixo ! E que deveria ser terminantemente proibida a derrubada de nossa Mata Atlântica para a construção de tais barracos…

    Estas escolhas erradas e esta permissividade de nossos administradores quanto à favelização das cidades no Estado do Rio de Janeiro e no resto do Brasil são de uma irresponsabilidade sem nome !!!

    Estão conseguindo transformar a outrora belíssima Cidade Imperial num verdadeiro chiqueiro a céu aberto…

    Até que enfim um prefeito com ótimas ideias… tentem conhecer o André Português, prefeito de Miguel Pereira, no estado do Rio de Janeiro, que busca sempre trazer mais atrativos turísticos para esta bela cidade.

    Conhecida como a Gramado Fluminense, Miguel Pereira ganhou diversos projetos inspirados na cidade gaúcha. É que o prefeito André Português esteve na abertura da 34ª Feira Internacional de Turismo de Gramado no início de Novembro (2022), e saiu de lá cheio de novas ideias para implementar o turismo em sua cidade.

    O prefeito de Miguel Pereira fez inaugurar a sua Rua Coberta, complexo gastronômico e cultural, que já é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. No ano que vem, o prefeito entrega a Rua Torta, com charmosas curvas cobertas de flores e árvores.

    Acorda, Petrópolis !!!!!

    P.S.: E o prefeito de Maricá também é muito bom, sempre implementando ótimos projetos para aquela cidade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui