Apesar de discreta, a taxa de ocupação do setor hoteleiro da Cidade Imperial de Petrópolis, na região serrana fluminense foi positiva nos primeiros dias de 2025, segundo o Disque Turismo. O órgão, que é vinculado à Secretaria de Turismo de Petrópolis, verificou uma taxa média de reservas, entre os dias 3 e 5 de janeiro, de 61,95%.
Ainda segundo Disque Turismo, a região do Centro e redondezas foi a que mais concentrou visitantes, batendo 63,46% de quartos ocupados. No que diz respeito ao desempenho dos distritos, locais como Itaipava, Araras, Pedro do Rio, Corrêas, Nogueira e Posse registraram uma média de 60,45%.
“Ampliar o calendário de eventos e investir em promoção não apenas atrai mais visitantes, mas também gera empregos, novos investimentos e preserva nossa história e cultura”, disse o prefeito Hingo Hammes ao comentar os resultados. Hammes disse ainda que a hospitalidade e qualidade dos serviços estão posicionando Petrópolis como uma cidade cada vez mais atrativa e com grande potencial de desenvolvimento.
O secretário municipal de Turismo, Pablo Kling, destacou que a Cidade Imperial conta um grande potencial turístico, por isso, o poder público municipal investirá na divulgação de atrações, como a riqueza histórica, a cena cervejeira e o turismo rural e de natureza.
“Petrópolis possui um potencial turístico imenso. Nosso objetivo é torná-la um destino ainda mais atrativo e desejado. Vamos intensificar ações de promoção, destacando a riqueza histórica, a cena cervejeira em expansão e o charme do turismo rural e de natureza. Além disso, investiremos na capacitação dos profissionais para garantir um atendimento de excelência e experiências memoráveis aos visitantes”, pontou o secretário, como reportou o Diário de Petrópolis.
A prefeitura de Petrópolis projeta que os próximos meses serão ainda mais promissores, graças à realização de vários eventos e promoção do destino em diferentes mercados.