A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (01/12), uma operação contra crimes ambientais na qual foram apreendidas cerca de 30 aves. Os animais foram comprados ilegalmente e eram mantidos em cativeiro sem a devida documentação, em Cascadura, Zona Norte do Rio. A ação foi realizada em parceria com o Ibama.
Para tentar escapar da fiscalização, o donos das aves apresentou documentos falsos das animais. Ele foi preso em flagrante por uso de documento falso, maus-tratos e por manter em cativeiro animais silvestres sem a devida autorização. O homem também responderá pelo crime receptação, cuja pena prevista é de reclusão de um a quatro anos e multa.
Segundo os agentes, ele mantinha em cativeiro cerca de 30 aves. Dentre elas algumas de grande porte, outras que estão ameaçadas de extinção e algumas aves exóticas, como loris (nativa do Sudeste Asiático e da Oceania), ring neck e rosela. Dentre os espécimes também havia tucano toco, arara vermelha grande, arara Canindé, araracanga, papagaio-verdadeiro, jandaia e periquito Maracanã.
Os animais foram encaminhados para o Cetas/Ibama. O objetivo será a sua reabilitação para uma possível posterior reinserção em seus habitats.
O preso foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.