A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira (08/08), a ”Operação Token Free”, que visa coibir fraudes bancárias no Rio de Janeiro. A ação, que acontece simultaneamente em São Paulo e em Pernambuco, com o cumprimento de seis mandados de prisão e 16 de busca e apreensão, se dá após investigações apontarem, nos últimos dois anos, a movimentação de mais de R$ 50 milhões por uma organização criminosa.
O banco com a maior quantidade de fraudes foi a Caixa Econômica Federal (CEF). Os golpes eram praticados pelos criminosos via aplicativo de mensagens, na tentativa de descobrir tokens dos funcionários da empresa. Com isso, eles conseguiam acessar os sistemas da CEF e autorizar transações e saques em caixas eletrônicos.
Até a publicação desta reportagem, duas pessoas foram presas, uma no RJ e a outra em SP. Os policiais também apreenderam R$ 25 mil em espécie e três veículos de luxo.
Os investigados responderão pelos crimes de formação de organização criminosa; estelionato; furto mediante fraude; falsidade ideológica; e outros que possam surgir no decorrer do processo.