PIB do Rio de Janeiro registra crescimento de 1,8% em 2024

Avanço na atividade econômica da cidade foi registrado no primeiro trimestre deste ano em relação aos últimos três meses de 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cristo Redentor / Marcos de Paula - Prefeitura do Rio

O Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio), elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), verificou que a economia da cidade registrou um crescimento de 1,8% no primeiro trimestre deste ano em relação aos últimos três meses de 2023.

No comparativo ao mesmo período do biênio, o crescimento da economia da capital fluminense foi ainda maior: 2,4%. A informações foram divulgadas, nesta terça-feira (4), pela SMDUE no Boletim Econômico do Rio.

Pelo estudo é possível verificar que o puxador de desempenho na capital fluminense foi o setor de serviços, assim como no cenário nacional. Segundo o boletim, a alta foi de 2% na capital fluminense, sendo que o segmento é responsável por aproximadamente 85% do giro econômico do Rio de Janeiro. Em termos nacionais, essa proporção chega a quase 70% do PIB brasileiro.

Advertisement

No lavamento por mês, a SMDUE registrou que, em março, a atividade econômica da capital avançou 2,1% em comparação a fevereiro, que apontou um crescimento de 1,2% ante janeiro. No acumulado em 12 meses até março, foi de 1,3%, de acordo com a sondagem.

O mercado de trabalho formal do município também apresentou bons resultados, gerando 11,2 mil vagas em março, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Somente no primeiro trimestre de 2024, foram criados 21,8 mil postos formais de trabalho no Rio, segundo a secretaria de desenvolvimento econômico. Mas as notícias não são apenas positivas, uma vez que, nos primeiros meses deste ano, o número de desalentados, que não têm ou não procuram emprego, chegou a 30 mil pessoas.

No boletim, a Prefeitura destacou, que a taxa de inflação municipal em 12 meses terminados em abril deste ano ficou em 3,3%, abaixo da inflação nacional de 3,7%, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado anteriormente.

Com informações do Valor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PIB do Rio de Janeiro registra crescimento de 1,8% em 2024
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui