PIB do RJ registra alta de mais de 5% no 1º trimestre de 2023

Desde 2015, esse é o melhor resultado da economia fluminense, que apresentou também um avanço de 0,6%, entre janeiro e março deste ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Piu (Prefeitura do Rio)

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 5,2% no primeiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo um lavamento da Federação da Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Desde 2015, esse é o melhor resultado atingido pela economia fluminense, que apresentou também um avanço de 0,6%, entre janeiro e março deste ano, no comparativo ao quarto trimestre de 2022.

O governador Cláudio Castro (PL) celebrou o resultado, destacando que o crescimento do PIB está diretamente relacionado à retomada da economia do Estado do Rio.   

“O PIB está diretamente relacionado ao desempenho econômico, pois indica o fluxo de novos bens e serviços produzidos. Portanto, seu crescimento no estado confirma a retomada da economia fluminense. Em outras palavras, significa mais investimentos, maior renda e consumo, e melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse o chefe do Executivo estadual.

O setor de Serviços, segundo a Firjan, foi o grande indutor do resultado, registrando um crescimento de 5,4% perante o mesmo período de 2022. Os indicadores da indústria fluminense também alcançaram resultados favoráveis, com acréscimo de 4% na sua produtividade, no comparativo ao primeiro trimestre de 2022. O índice é o mais elevado desde o início da série histórica em 2003.

Advertisement

A indústria extrativa foi a grande alavancada do resultado, especialmente a produção de petróleo e gás, através do início das operações de oito novos poços na Bacia de Campos, Norte Fluminense. Pelas estimativas da Federação, o PIB fluminense deve crescer 1,6% em 2023, impulsionado pelo segmento.

Pelo levantamento da Firjan, o setor de Construção Civil também atravessa um momento favorável, com investimentos em obras e infraestruturas. A sondagem identificou registrou um avanço de 5,3% no acumulado do ano, até março de 2023.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PIB do RJ registra alta de mais de 5% no 1º trimestre de 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui