A pira olímpica da Rio 2016, instalada no Boulevard Olímpico, na Candelária, Centro do Rio, foi reacesa, nesta quinta-feira (25), como celebração ao início do Jogos de Paris, cuja abertura oficial acontecerá, nesta sexta-feira (26), a partir das 14h30.
A iniciativa consolida uma tradição adotada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, uma vez que a pira já havia sido acesa em 2021, para a celebração dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.
Em 2016, quando a competição esportiva foi realizada na Rio, a cidade contou com duas piras: uma no Boulevard Olímpico, e outra no estádio do Maracanã, local de realização das cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada carioca.
A ideia de reacender a pira nesta edição dos jogos resultou de uma conversa entre o prefeito Eduardo Paes (PSD) e o ex-secretário e ex-presidente da Cedae, Wagner Victer.
“A prefeitura vai manter a pira acesa, em homenagem aos Jogos de Paris e em lembrança da Rio 2016”, celebrou Victer, atual gerente executivo de Exploração e Produção da Petrobras, segundo o site Tempo Real.
A pira olímpica carioca é considera uma das belas do mundo e foi elaborada por Anthony Howe, artista americano especializado em esculturas que se movimentam.