Piscinão de Ramos ganha murais de grafite em homenagem ao subúrbio carioca

A Estação de Tratamento de Água do Piscinão de Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, agora faz parte do maior corredor de arte urbana da América Latina

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Prefeitura do Rio

O Piscinão de Ramos ganhou vida, nesta terça-feira (05/12), com a inauguração de dois murais de grafite. Essas obras, que capturam a alegria dos frequentadores e a essência do cotidiano no subúrbio carioca, integram o projeto “Cores do Brasil” que está deixando a Avenida Brasil mais colorida. E com isso, a Estação de Tratamento de Água do Piscinão de Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, tornou-se parte do maior corredor de arte urbana da América Latina.

Diego Vaz, o Subprefeito da Zona Norte do Rio, destacou importância da iniciativa: “O grafite tem uma pegada suburbana. Usar dessa arte para trazer cores e alegria para um local de lazer da Zona Norte é uma forma de resgatar o orgulho suburbano.”

Os murais foram criados pelo artista Leandro da Conceição Santana, morador de Ramos, em uma parceria com a Fundação Rio-Águas, responsável pela operação da estação e pela preservação da qualidade da água. Inspirado pelo próprio Piscinão e pela Baía de Guanabara, o artista levou para as paredes da lugar elementos que refletem a identidade e a beleza do local.

Wanderson Santos, o Presidente da Fundação Rio-Águas, ressaltou: “O Piscinão de Ramos é um dos locais mais frequentados na Zona Norte. Ele atrai pessoas do mundo inteiro para conhecê-lo. Promovemos a pintura destes murais para levar mais arte aos frequentadores e fazer com que a estação tenha mais harmonia com este lugar tão apreciado por cariocas e turistas.”

Advertisement

O artista trabalhou com o Kobra

O muralista é natural de Salvador, na Bahia, e é reconhecido por sua arte e experiência, com influências de seu período trabalhando ao lado do renomado artista Eduardo Kobra. Leandro da Conceição Santana empreende sua carreira há anos, deixando sua marca em diversas cidades pelo Brasil, inclusive no Centro do Rio e em Campo Grande, na Zona Oeste.

Projeto “Cores do Brasil”

Este projeto representa uma galeria de arte urbana a céu aberto com 26KM de extensão, considerada a maior da América Latina. O projeto abarca o corredor do BRT Transbrasil, do Terminal Deodoro, na Zona Oeste, à região do Terminal Gentileza, no Centro do Rio, contando com a participação de mais de 60 artistas locais.

O objetivo é revitalizar os 26 bairros compreendidos e transformar terminais, viadutos, pilares e estações em expressões artísticas que capturam a essência e diversidade cultural do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Piscinão de Ramos ganha murais de grafite em homenagem ao subúrbio carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui