Piscinão de Ramos volta a encher após período de manutenção

A Fundação Rio-Águas concluiu os serviços de manutenção no Piscinão de Ramos, que deverá estar cheio até o fim do mês

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O famoso Piscinão de Ramos, um dos destinos mais adorados da Zona Norte do Rio de Janeiro, está de volta à vida após um período de esvaziamento para serviços de manutenção realizados pela Prefeitura do Rio, através da Fundação Rio-Águas. Este refúgio para os cariocas e turistas, está prestes a receber de volta seus visitantes. A previsão é que o lago atinja cerca de 50% de sua capacidade neste fim de semana e alcance sua plenitude até o próximo dia 30 de setembro.

Diego Vaz, Subprefeito da Zona Norte, destaca a importância desse retorno: “Após um breve período fechado para manutenção, o Piscinão de Ramos volta a ser reabastecido para que o público da região volte a aproveitar a praia suburbana, em meio a essa onda de calor que tem feito na cidade.”

A equipe da Rio-Águas realizou uma série de serviços essenciais durante a manutenção, incluindo a desinfecção da areia, melhorias nos equipamentos da estação de tratamento e reparos na manta protetora do lago, preparando-o para receber os visitantes durante o verão. Essa operação contou com o apoio da Comlurb e da concessionária Águas do Rio.

Wanderson Santos, Presidente da Fundação Rio-Águas, enfatiza a importância da manutenção periódica do local: “A manutenção periódica do lago é importante para garantir uma diversão de qualidade para os frequentadores do Piscinão de Ramos. O tratamento da água é diário e realizado pela estação ao lado do Piscinão.”

Advertisement

O Piscinão de Ramos é abastecido com 30 milhões de litros de água da Baía de Guanabara, passando por tratamento na Estação de Tratamento de Água do Piscinão de Ramos. E a Fundação Rio-Águas, em colaboração com a concessionária Águas do Rio, garante um controle de qualidade rigoroso da água.

E além disso, a Comlurb desempenha um papel crucial na manutenção da limpeza da areia e do entorno. Desde o último dia 2 de setembro está em operação uma máquina saneadora e limpadora de areia, que garante uma limpeza rápida e eficaz. A máquina é acoplada a um mini-trator e operada manualmente.

O equipamento é capaz de retirar todo o lixo plástico, as conchas afiadas, vidros e quaisquer outros resíduos que podem ser encontrados na areia. Por onde passa, ela nivela as áreas irregulares, garantindo uma superfície uniforme. São retirados desde grandes objetos até os mais difíceis de capturar, como pontas de cigarro e resíduos de óleo.

Para a manutenção da limpeza no Piscinão de Ramos, o serviço é realizado diariamente, com uma equipe de 25 garis, na coleta de lixo domiciliar, remoção de lixo público, limpeza da faixa de areia e varrição, inclusive aos domingos. Na faixa de areia ainda existem contêineres de 240 litros, que são limpos diariamente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Piscinão de Ramos volta a encher após período de manutenção
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui