Nesta sexta-feira (03/01), a prefeitura do Rio entregou a nova pista de BMX do Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste. Trata-se de mais uma obra de recuperação do Legado Olímpico. O espaço, que é um centro de ciclismo construído para as competições dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, poderá voltar a receber competições internacionais e nacionais. Além disso, funcionará, em breve, como escolinha para a população, numa parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, o secretário de Esportes e Lazer, Guilherme Schleder, e o secretário de Infraestrutura, Wanderson dos Santos, participaram da entrega das obras de recuperação da nova pista. A estreia da reforma da pista olímpica contou também com a presença da deputada Laura Carneiro e de atletas do ciclismo, como Renato Rezende, que representa o Brasil em competições internacionais.
De acordo com a prefeitura, a nova pista reformada está estruturada com duas partidas. Uma delas com oito metros de altura, nível olímpico e de competições internacionais. Já a outra tem cinco metros e receberá atletas amadores que estão começando no esporte. Em uma área de cerca de 4.000 m² no Parque Radical, a pista, repleta de rampas e curvas acentuadas, tem aproximadamente 400 metros de extensão.
A prefeitura ainda não divulgou os horários de funcionamento da pista, mas, de acordo com Schleder, a escolinha ficará aberta durante a semana, de manhã e à tarde. Para os profissionais, o horário será outro.
A piscina do Parque Radical continua com os mesmos horários de funcionamento: aos sábados e domingos, das 10h às 17h.