Placas azuis com letras brancas: tradição carioca e familiar 

As placas esmaltadas têm décadas de história e estão presentes em todos os bairros, marcando a paisagem do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Após se aposentar, o senhor Nelson Rubens começou a trabalhar, em casa, com a fabricação de placas azuis esmaltadas. O ano era 1990. Hoje, mais de três décadas depois, com 89 de idade, seu Nelson acompanha a produção, que continua sendo feito por sua família. O resultado do trabalho está nas ruas, nas residências e em estabelecimentos comerciais da cidade do Rio de Janeiro.

A NRM Esmaltação foi oficializada como empresa em 2009. “Registramos mais tarde, meu pai não pensava que ia dar certo”, informa Neila Rodrigues, gerente administrativa e filha de Nelson.

20191101 110615 Placas azuis com letras brancas: tradição carioca e familiar 
Nelson Rubens com as placas. Foto: Arquivo pessoal

Contudo, o trabalho vem de antes. Muito antes. Seu Nelson foi funcionário em outra empresa que fazia produção de placas esmaltadas. Começou como aprendiz e foi até se aposentar na função. Depois de “parar”, não parou e seguiu com sua fabricação caseira, familiar.

O mercado de produção de placas já foi mais movimentado. “No Rio de Janeiro existiam outras empresas que fabricavam placas esmaltadas, mas infelizmente fecharam e a NRM continuou. Para nós é muito gratificante continuar a fabricação dessas placas por serem únicas”, afirma Neila Rodrigues.

Advertisement

As placas esmaltadas são feitas através de um processo quase artesanal em chapa de ferro fina com esmalte de vidro com alto brilho, inspiradas no estilo clássico europeu. Em Portugal, por exemplo, usam muito placas azuis e brancas.

De acordo com a NRM Esmaltação, são características primarias das placas esmaltadas do Rio de Janeiro “não perder a cor devido à exposição ao tempo e a ambientes abertos. Ideais para casas de praia, campos e regiões com maresia. Elas também são de fácil manutenção caso haja pichação. Em poucos segundos, a tinta pode ser removida com qualquer solvente sem sofrer avarias, além de tudo isso a vida útil do material é de até 20 anos de durabilidade”.

As placas azuis esmaltadas estão por toda a cidade do Rio e o sentimento da família de Nelson e Neila ao pensar sobre isso é de gratidão. “É muito bom e gratificante ver as placas em cada canto do Rio de Janeiro, fazendo parte da história de cada rua ou casa. Hoje usam muito para decoração de ambientes também. Não somente em ruas e casas. Temos locais internos com muitas placas esmaltadas decorando”, explica a gerente administrativa.

Sem titulo 16 Placas azuis com letras brancas: tradição carioca e familiar 
Foto: reprodução NRM Esmaltação

Entre os clientes da NRM estão Prefeitura do Rio de Janeiro, Cedae, Light, Ceg e empresas do ramo da construção civil. E o senhor Nelson achou que o negócio não iria dar certo. Os resultados estão aí em todos os cantos da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Placas azuis com letras brancas: tradição carioca e familiar 
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui