Planetário do Rio celebra 53 anos com programação especial e gratuita

Na data do aniversário, o espaço será palco de um espetáculo teatral, oficinas educativas sobre astronomia e meio ambiente, concurso de astrofotografias e um festival de blues

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Planetário do Rio - Divulgação / Prefeitura do Rio

O Planetário do Rio, na Gávea, na Zona Sul do Rio, completa 53 anos e para comemorar preparou uma programação repleta de atividades gratuitas que prometem encantar o público. No dia 19 deste mês, na data do aniversário, o espaço será palco de um espetáculo teatral, oficinas educativas sobre astronomia e meio ambiente, sessões de cúpula, a premiação de um concurso de astrofotografias, uma apresentação da banda da Guarda Municipal e um festival de blues.

A festa na “Nave da Ciência e Diversão” começa às 10h com a abertura dos portões do Museu do Universo. E além das exposições permanentes e sessões de cúpula com os temas “Brincando Entre Estrelas” e “Uma Aventura no Planetário” os visitantes terão a oportunidade de assistir ao espetáculo “Quanta Energia” apresentado por Biônica e Metálico, que abordará a geração, distribuição e uso de energia elétrica. É importante chegar cedo, já que o espetáculo está sujeito à lotação e acontecerá em dois horários: às 10h e às 14h.

Em paralelo, no Espaço Galileu/Hall da Astronomia, ocorrerão rodas de música, jogos e atividades pedagógicas organizadas pela Associação de Pais e Bebês do Estado do Rio de Janeiro (Ipa Bebê). No evento, serão arrecadadas doações de leite e fraldas para gestantes e crianças em situação de vulnerabilidade social. Todas essas atividades são gratuitas.

Às 14h, será a cerimônia de premiação do projeto cultural “Olhe para o Céu” onde os autores das melhores astrofotografias serão homenageados e seus trabalhos serão expostos. E às 15h, ocorrerá o Gávea Blues Festival, com a participação de bandas e artistas, incluindo Zero Bala Blues Band, Danny Boy Bizzy e Sergio Diab Stratoman.

Advertisement

No mesmo horário, o Ecofuture, projeto de educação ambiental e defesa da sustentabilidade, estará presente no Hall da Astronomia, onde os visitantes poderão ver de perto uma cobra, uma arara e um chinchila dos Andes. Se as condições climáticas permitirem, às 19h haverá uma sessão de observação do céu orientada pelos astrônomos na Praça dos Telescópios.

Renan Uccelli, o Presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, enfatizou: “Nosso compromisso tem sido com a promoção do conhecimento e do encantamento proporcionado não apenas pela astronomia, mas também por atividades culturais. Com a assinatura do acordo de cooperação entre os planetários do Rio e de Pequim, por exemplo, vamos trazer outras experiências para nossos visitantes.”

O Planetário do Rio recebe cerca de 15 mil visitantes por mês. Normalmente, os ingressos para o Museu do Universo custam R$ 20 e R$ 40 incluindo a Sessão de Cúpula. No entanto, no dia da comemoração do Planetário, a entrada será gratuita. O Planetário está localizado na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, Gávea.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Planetário do Rio celebra 53 anos com programação especial e gratuita
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Planetário do Rio celebra 53 anos com programação especial e gratuita
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui