Planetário do Rio celebra, nesta sexta-feira, o Festival da Lua

Celebração de origem chinesa, o festival retrata a influencia do astro na produção agrícola. A data é considerada um dos principais feriados da China

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Planetário do Rio de Janeiro, na Gávea - Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

O Museu do Universo, na Gávea, recebe nesta sexta-feira (29), a partir das 17h, o Festival da Lua, também conhecido como Festival do Meio do Outono. A festividade, de origem chinesa, celebra a influencia do astro na produção agrícola. A data é considerada um dos principais feriados da China. O evento é uma realização do Planetário do Rio, em parceria com o Instituto Confucius da PUC-Rio e da Associação de Arte e Cultura Riomont.

Pela primeira vez na história do Planetário do Rio, vamos trocar experiências e saberes com uma instituição de outro grande país. Tenho certeza que esta conexão com o Planetário de Pequim proporcionará novas experiências para os visitantes do maior Planetário do Hemisfério Sul e da América Latina”, afirmou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Na ocasião será assinado um acordo de cooperação entre o Planetário do Rio e o Planetário de Pequim. Os termos do acordo serão apresentados às pessoas presentes pelo presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli, e pelo representante da instituição oriental, Wang Xiaofeng

Celebrar este acordo de cooperação representa não só a união de duas instituições astronômicas que estão entre as maiores do mundo, mas também um laço de amizade entre Brasil e China e a aproximação entre nossas culturas”, comemorou Renan Uccelli.

Advertisement

O Festival da Lua contará com apresentações artísticas de danças folclóricas, canto e percussão, demonstrações de artes marciais e oficinas de caligrafia chinesa e de roupas tradicionais. A gastrononimia milinar chinesa também estará representada por pratos típicos, como os famosos bolos da lua, feitos com massa de arroz glutinoso e recheados com pastas de sementes de gergelim,  de feijão vermelho ou de ovos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Planetário do Rio celebra, nesta sexta-feira, o Festival da Lua
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Planetário do Rio celebra, nesta sexta-feira, o Festival da Lua
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui