O Planetário do Rio, localizado na Gávea, na Zona Sul do Rio, completa 51 anos com uma programação especial para os cariocas a partir desta sexta-feira (19/11). Ao todo, serão mais de 40 atividades distribuídas por três dias.
A celebração terá debates, painéis, foodpark, feira literária, contação de histórias, oficinas de drones, baile charme e o tão aguardado retorno da observação do céu. A programação irá até o domingo (21/11) e contará com a participação de diversas secretarias municipais, da sociedade civil e do meio acadêmico.
No primeiro dia, as festividades começam com um ato inter-religioso que contará com as bençãos do Padre Josafá, reitor da PUC, seguidas de homenagens aos profissionais pioneiros que contribuíram para a construção do Planetário. Haverá também a entrega de comendas para professores que ajudaram na difusão científica no decorrer do ano e apresentação do plano estratégico para os próximos anos.
Para festejar o aniversário, os cariocas poderão ter de volta uma das atrações mais visitadas do Planetário: a Observação do Céu. Paralisada desde o início da pandemia, a atividade terá sua reestreia na sexta-feira (19/11), a partir das 18h, na Praça dos Telescópios.
“Na data em que a Fundação Planetário, instituição emblemática da cidade do Rio, completa seus 51 anos, preparamos uma programação muito especial. Além de celebrar este marco, reafirmamos o protagonismo deste órgão nas áreas de Educação ,Ciência e Astronomia. O Planetário é um equipamento municipal que detém relevância no campo científico, e na memória afetiva de todos os cariocas.”, destaca o Secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.
Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o cinquentenário da Fundação não pôde ser comemorado no ano passado. Por isso, as comemorações ganharam uma denominação de 50+1. Segundo o presidente da Fundação, Gledson Machado, os eventos serão um marco para apresentar ao público a proposta para o ano 2022.
“Queremos reforçar o protagonismo da Ciência com atividades educacionais, culturais e lúdicas para todos os cariocas”, disse Gledson. Também foi criado o conceito “Experiência Planeta.Rio”, que carrega o DNA da cidade em seu próprio nome para atrair os cariocas e realizar atividades cada vez mais relacionadas ao perfil da Cidade Maravilhosa.