Em homenagem ao Dia do Asteroide, comemorado neste domingo (30/06), o Planetário do Rio de Janeiro, na Gávea, Zona Sul da capital fluminense, preparou uma programação especial para celebrar a data.
A primeira sessão do dia, às 11h15 (de Brasília), trará uma atividade de ”caça” aos asteroides na cúpula Carl Sagan. Os vencedores da disputa, que consiste em encontrar pequenas réplicas que serão distribuídas por lugares estratégicos da cúpula, ganharão como prêmio livros de astronomia. Entre eles, o ”Manual do Astrônomo Mirim”, de Domingos Bulgarelli, Luiz Guilherme Haun e Wailã de Souza Cruz.
Na última sessão do dia, às 16h, com o tema ”O Céu do Rio de Janeiro”, os astrônomos do Planetário se dedicarão especialmente ao tema dos asteroides. Esses corpos rochosos que orbitam o sol são formados por materiais que remontam ao início do sistema solar e se diferem dos cometas ativos pela ausência de cauda, por exemplo. Atualmente, são considerados ”minor planets” (ou planetas menores), apesar do formato irregular.
”Nosso objetivo com a ação do Dia do Asteroide é a popularização da Ciência entre as crianças e adolescentes, com uma ação lúdica, que ensina divertindo”, explica Renan Uccelli, presidente da Fundação Planetário.
SERVIÇO
Dia do Asteroide no Planetário do Rio
- Data: 30 de junho de 2024 (domingo)
- Horário: A partir das 11h15
- Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea – Rio de Janeiro/RJ
- Ingressos: Aos domingos, R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) [passaporta Museu do Universo + Sessão de Cúpula]