COMEÇANDO A SEMANA
Para abrir uma sessão ordinária, é necessário que, no mínimo, sete vereadores assinem o livro de presença no Plenário Teotônio Villela, da Câmara Municipal.
Acontece que, para quem ainda não sabe, o Presidente da Casa, Jorge Felippe (PMDB), está envolvido em escândalos de corrupção, como mostrou o RJTV de segunda-feira (não viu?, então veja ).
Para não ter de dar muitas explicações aos pares e para a imprensa que aguardava ansiosamente o início da sessão, acabou que não houve o quórum de sete vereadores assinando o livro… Logo, na terça, não tivemos sessão.
Diz a Rádio Corredor que foram ordens do próprio enrolado…
JEFFERSON X MESSINA
Jefferson Moura (Rede) e Paulo Messina (PMDB) protagonizaram um pequeno entrevero na sessão de quarta.
Messina estava discursando logo após Moura, quando este o interrompeu e o vereador da base não deixou barato.
“Eu escutei as suas sandices quieto, agora eu estou falando e quando um burro fala, o outro abaixa as orelhas.”
Decoro pra quê, né?
FUMÓDROMO
Alguns vereadores insistem em desrespeitar a lei do fumo em ambientes fechados. O pior é que não são cidadãos comuns, mas nossos representantes que formulam (!!!) essas leis!
Um exemplo está na bancada do PT. Basta pesquisar.
CUT VAZIA
Considerando a tradição da Cinelândia em receber protestos políticos, a Central Única dos Trabalhadores marcou para quarta seu protesto a favor da Presidente Dilma Rousseff. O protesto que estava marcado para 16 horas, não tinha mais do que 40 pessoas às 17h30, hora em que a foto abaixo foi tirada. No final, os jornais reportavam um quórum de, no máximo, 150 pessoas.
A Cinelândia já teve dias melhores…
ORÇAMENTO
Sem maiores discussões sobre um tema tão importante e com a oposição de setores mais radicais da oposição, como o PSOL, foi votado a Lei Orçamentária Anual para 2016. Em resumo, o orçamento da cidade do Rio de Janeiro para o próximo ano.
Caso não houvesse essa votação, a Câmara não poderia entrar de recesso na próxima terça, como está previsto no Regimento Interno da Casa.
MILAGRES ACONTECEM
Na quarta-feira, por orientação do Prefeito, a base esteve presente para votar o orçamento da Prefeitura para o próximo ano. O resultado você pode ver na foto abaixo. O único vereador que não estava presente foi Ivanir de Mello (PP) por estar de licença-médica.
TOQUE DE CAIXA
A última sessão da semana foi marcada a toque de caixa. Com diversos projetos importantes na pauta, como por exemplo, o Projeto de Resolução 45/2015 (já tratado aqui), a maioria foi adiada por não haver ainda acordo sobre como votar.
Resultado, foi aprovado o enterro de animais domésticos nos cemitérios da cidade, projeto de autoria do Vereador João Ricardo (PMDB)
TANGO
Como a Câmara Municipal também é cultura, esta semana houve uma exposição em homenagem ao tango no saguão principal da Casa.
No final da tarde de quinta teve até apresentação da dança com atores e dançarinos profissionais. E o público vibrava!