PM e Prefeitura firmam parceria para aumentar videomonitoramento na Lapa

Medida integra as ações de ampliação do sistema de videomonitoramento urbano com reconhecimento facial da PM

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Arcos da Lapa - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) e a Prefeitura do Rio de Janeiro firmaram uma parceria para que agentes da SEPM tenham acesso às câmeras do Centro de Operações do Rio (COR) instaladas na Lapa, no Centro da cidade. A medida permitirá o compartilhamento das imagens de 13, das 21 câmeras de monitoramento distribuídas na região, que é um dos principais pontos turísticos da capital fluminense.

“A região da Lapa é um dos principais pontos de concentração de pessoas na cidade do Rio de Janeiro, que assim como a orla é frequentada por cariocas e turistas praticamente durante 24 horas por dia. A parceria com a Prefeitura do Rio vai permitir que a Polícia Militar possa acessar as câmeras do Centro de Operações presentes naquela região, o que vai permitir que os nossos policiais atuem de forma otimizada na prevenção do cometimento de crimes, aumentando a sensação de segurança em todo o bairro”, afirmou o Coronel Luiz Henrique Pires, Secretário de Estado de Polícia Militar.

A inciativa integra as ações de ampliação do sistema de videomonitoramento urbano com reconhecimento facial da PM. Através do reconhecimento facial, policiais que atuam nas proximidades serão acionados por um alerta. A pessoa identificada será então abordada e detida após a confirmação da sua identidade e pendências judiciais.

A parceria é mais um esforço das autoridades públicas do Rio para aumentar a segurança da população. O processo de ampliação do sistema de videomonitoramento teve início no Réveillon de 2023. O Governo do Estado investiu R$ 18 milhões no sistema, entre equipamentos e softwares.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PM e Prefeitura firmam parceria para aumentar videomonitoramento na Lapa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui