PM lança o aplicativo Linha Direta para comunicação de situações de risco

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Entrou em funcionamento, em caráter experimental,o aplicativo Linha Direta, que vai estabelecer mais um canal de contato do cidadão com a Polícia Militar do Estado do Rio. Pelo app, bastará que, em qualquer situação de emergência, o morador cadastrado aperte um botão e grave um áudio de até 15 segundos narrando o problema. A PM será notificada através do 190 para prestar socorro imediato.

O Linha Direta vai entrar em funcionamento, inicialmente, nas áreas do 15.o BPM (Caxias) e do 41º BPM (Irajá), mas a previsão é que seja expandido. A grande inovação é que, ao se cadastrar, o usuário poderá indicar amigos, parentes e vizinhos para que também possam receber a comunicação de emergência e prestar o primeiro socorro.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, e os usuários poderão baixá-lo gratuitamente. Leonardo Gandelman, responsável pela criação do app, disse que, para segurança do cidadão, o aplicativo fecha de forma automática no telefone celular imediatamente depois de enviar a mensagem de perigo, sem deixar rastros, evitando que o agressor descubra o chamado. 

Para usar o app, o usuário precisa cadastrar o endereço de sua moradia ou local de trabalho, o que reduz os trotes a quase zero, uma vez que a PM pode rastrear o telefone pelo qual foi feita a comunicação.

Advertisement

Como os vizinhos e parentes também recebem o pedido de ajuda, o tempo médio de atendimento das ocorrências caiu, nos testes já realizados, de 14 minutos para 45 segundos, o que muitas vezes pode evitar um crime. No app, o cidadão pode indicar se vai notificar a PM ou apenas as pessoas próximas. Em média, 70% das comunicações foram feitas para pessoas conhecidas e não para o 190.

Confira o vídeo e entenda como funciona o aplicativo Linha Direta:

O aplicativo LINHA DIRETA está disponível nas versões para Android e iOS.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PM lança o aplicativo Linha Direta para comunicação de situações de risco
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui