PM terá acesso às imagens de câmaras e alarmes de locais públicos

Com a iniciativa, o Governo do Estado pretende dar mais agilidade às equipes de segurança, além de evitar trotes no 190

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Governo do Estado do Rio de Janeiro operacionalizou, através do programa ‘190 Integrado’, a possibilidade a conexão de imagens de câmeras e sinais de sensores de instituições públicas e privadas fluminenses com o Serviço de Atendimento Emergencial 190 da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). A medida tem como objetivo um melhor monitoramento das vias públicos do Estado.

Para ter acesso ao sistema, os interessados devem realizar um cadastro no site da Polícia Militar, através do qual colocarão à disposição da polícia, imagens e sistemas de alerta, para fins colaborativos de monitoramento de vias urbanas, praças, estações de transporte, agências bancárias shoppings, e entre outros pontos de circulação de pessoas.

“Este é mais um importante passo do Governo na estruturação de um robusto aparato tecnológico aplicado à área de segurança pública. Por isso, estamos investindo muito no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar”, comemorou o governador Cláudio Castro (PL), que tem investido pesado na modernização do Centro, através da compra de equipamentos e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas já incorporadas ao PMERJ Digital. O sistema Security Command, já instalado este ano no CICC, foi uma das aquisições recentes. A ferramenta viabiliza a interconexão entre diferentes plataformas tecnológicas na área de segurança pública.

Vale lembrar que os operadores do CICC já monitoram os patrulhamentos em vias públicas em tempo real, por meio das câmeras corporais portáteis. Todos os batalhões de área e parte das unidades de policiamento especializado da PM contam com tais dispositivos.

Advertisement

O secretário da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM), coronel Luiz Henrique Marinho Pires, ressaltou que o programa vai tornar o acionamento das equipes de segurança mais eficientes, além de reduzir trotes no 190.

“A população só ganha com esse estreitamento da relação entre a sociedade civil e a Polícia Militar já que o programa vai aumentar a velocidade do acionamento das equipes e das ações dos nossos policiais, além de nos ajudar na redução dos trotes para o 190. Também vamos disponibilizar para os colaboradores uma arte gráfica para eles criarem placas, informando a integração com a PM”, disse o coronel.

Para esclarecimentos de dúvidas, os interessados podem comparecer à Diretoria de Infraestruturas e Tecnologia (DIT), localizada na Rua Carmo Neto, na Cidade Nova, no Centro da cidade, ou pelo e-mail dit@pmerj.rj.gov.br.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PM terá acesso às imagens de câmaras e alarmes de locais públicos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui