PM terá patrulha apenas para Lei Maria da Penha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Viatura da PM do Rio da Patrulha Maria da Penha
Viatura da PM do Rio da Patrulha Maria da Penha

A Polícia Militar do Rio de Janeiro lançou o programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”, em parceria com a Tribunal de Justiça do RJ. Inspirado na experiência bem-sucedida de projetos desenvolvidos em algumas áreas do estado, o programa foi criado para prevenir casos de violência doméstica em todo o território estadual. 

Patrulha Maria da Penha irá atender exclusivamente casos de violência contra a mulher. Todos os batalhões do estado receberão uma viatura caracterizada e uma equipe com quatro agentes treinados para atender esse tipo de chamado.

As patrulhas atuarão 24h por dia e a ideia é que os PMs sigam roteiro com os endereços de mulheres que tenham uma medida protetiva a seu favor. Desta maneira, os policias poderão ir até as residências e transmitir mais segurança às vítimas. O atendimento pelo 190 continuará a ser realizado pela viatura mais próxima da denúncia.

 No total, 107 policiais militares vão trabalhar, inicialmente, no programa, que será adotado gradativamente em todo o estado.  As comunidades da Rocinha, Andaraí e Barreira do Vasco também serão atendidas pela patrulha.  

Advertisement

42 viaturas caracterizadas com tarja lilás e logomarca própria servirão ao novo programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, que foi inspirado em modelo adotado no município de Três Rios. Implantado em 2015 no 38º BPM, a iniciativa evitou muitos desfechos trágicos. Em 2017, por exemplo, das 823 mulheres que ingressaram no programa, 647 haviam sofrido agressões anteriores. Após o acompanhamento da equipe de policiais militares especializados, a reincidência de agressões caiu de 79% para 3,5%.

Patrulha Maria da Penha PM terá patrulha apenas para Lei Maria da Penha
Rio de Janeiro – RJ – 05/08/2019 – Lançamento do programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida. Foto: Philippe Lima

Segundo o secretário da Polícia Militar, General Rogério Figueredo de Lacerda, o programa tem a intenção de reduzir, se possível a zero, o índice de reincidência de ocorrências de violência doméstica. No primeiro semestre deste ano, os operadores de Serviço 190 atenderam a uma média de 170 mil ligações. Destas, 30.617 foram ameaças contra mulheres.

– As experiências mostram que os acompanhamentos das mulheres com medida protetiva têm inibido a repetição de casos de agressão. Se conseguirmos acabar com a reincidência de casos de violência contra a mulher, os índices de feminicídios terão uma redução extremamente expressiva, já que esses crimes, quase sempre, ocorrem nas residências ou estão conectados a relacionamentos desfeitos ou conflituosos – ressaltou.

Uma ferramenta digital será utilizada também pela equipe do programa: o “PMERJ Mobile”, aplicativo para tablet e smartphones. O sistema possibilitará rapidez na troca de informações dos atendimentos às vítimas entre a PMERJ e os juizados, além de contribuir para a produção mais ágil de dados estatísticos.

Recentemente, as mulheres que têm medidas protetivas ganharam outra grande ajuda: tornozeleiras eletrônicas nos agressores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PM terá patrulha apenas para Lei Maria da Penha
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. É onde as funções das Polícias se misturam – quando a política se mete.
    Um desvio completo das funções.
    A Polícia Judiciária quem detém a competência.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui