Na manhã desta segunda-feira (26/07), policiais da 5ª Unidade de Policiamento Ambiental, que abrange a Região Serrana do Rio de Janeiro, reprimiram uma extração irregular de árvores e abertura clandestina de estrada que estavam sendo realizadas na altura do número 13.800 da Estrada União e Indústria, em Itaipava, distrito de Petrópolis.
De acordo com informações do Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado ao delato de crimes contra o meio ambiente, o terreno onde acontecia a atividade ilegal pertencente a uma igreja e, assim que os agentes chegaram ao local, observaram uma máquina retroescavadeira que se encontrava parada no momento da fiscalização, sendo constatada a movimentação do solo com abertura de uma rua, corte de talude e nivelamento de greide, degradando uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados.
Os policiais, então, aguardaram a chegada de um responsável pelas atividades e, quando este foi questionado sobre as licenças ambientais pertinentes para a realização do serviço, o mesmo informou não as possuir, contrariando o artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais.
Diante dos fatos, o homem foi conduzido à 106ª DP, onde, após realização de perícia, a ocorrência foi registrada. Vale ressaltar que foi feito um termo de interdição onde o proprietário só poderá realizar novas interdições após regularização junto à Prefeitura de Petrópolis, já que o local está em uma zona restritiva.
Segundo o Linha Verde, somente em 2021 o programa já recebeu 354 denúncias sobre crimes ambientais vindas do município da Cidade Imperial, sendo que os 3 assuntos mais denunciados são desmatamento florestal, extração irregular de árvores e construção irregular.
Como denunciar
Para delatar qualquer atividade ilícita contra o meio ambiente, a população pode ligar para os números 0300-253-1177 (custo de ligação local) e (21) 2253-1177 ou utilizar o aplicativo ”Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.