Um equipe com 10 agentes do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Saer/Core), da Secretaria de Estado de Polícia Civil chegou na capital gaúcha, na tarde deste domingo (05/05), em um helicóptero AW169, da Secretaria de Polícia Civil do RJ para para auxiliar nas buscas e resgate de vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
Em boletim divulgado, na tarde deste domingo, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul afirmou que 78 mortes foram confirmadas em razão dos temporais que atingem o estado. Além dos mortos, há 105 desaparecidos e 175 pessoas feridas. A Defesa Civil soma 134,3 mil pessoas fora de casa, sendo 18,4 mil em abrigos e 115,8 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 341 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 844 mil pessoas.
A aeronave bimotor, enviada pela Polícia Civil do RJ, opera por instrumentos, inclusive à noite, e tem capacidade para transportar oito passageiros e dois pilotos.
A equipe enviada ao sul do país é especializada no resgate em catástrofes naturais e no salvamento em altura e locais de difícil acesso. O apoio à operação no Rio Grande do Sul foi uma oferta do governador Cláudio Castro ao governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite.
A Secretaria de Polícia Civil do RJ ainda irá encaminhar ao sul uma equipe multidisciplinar da perícia técnico-científica para ajudar no serviço de identificação.