Na última quarta-feira (7), a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) e o Viva Rio assinaram um termo de cooperação técnica para implementar o Programa de Defesa e Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência (Prodeam) nas Delegacias de Atendimento à Mulher (Deams).
Entre os objetivos do Prodeam estão a capacitação de agentes; divulgação de campanhas de sensibilização em relação à violência contra a mulher; aprimoramento do acolhimento às vítimas; promoção de eventos facilitadores da interação entre a instituição e a sociedade, além de desenvolvimento e aplicação de ferramentas inovadoras e qualificadores do atendimento e do serviço prestado.
O projeto, que terá um ano de duração, será implantado nas Delegacias de Atendimento à Mulher (Deams) do Centro do Rio; de São Gonçalo e de São João de Meriti, seguindo os eixos: acolhimento, informação, ação e inovação.
Os agentes também passarão por capacitações e rodas de conversa sobre gênero e diversidade, escuta, legislação e políticas de saúde mental, além de mediação e articulação comunitária. Também estão previstos no programa eventos, como seminários e debates, produção de conteúdos audiovisuais de sensibilização e outras ações de divulgação de conteúdo.
As delegadas titulares das Deams, também passarão por capacitações e terão acesso a outros projetos que auxiliem na reversão do quadro de violência contra a mulher, como o Guia de Boas Práticas sobre o combate à violência contra a mulher, entre outras ações.