Polícia Civil identifica recuo em registros de ocorrência durante o Carnaval 2024

Entre 2024 e 2023 houve uma queda de 47% nos registros de ocorrências nas delegacias da capital. No ano passado foram 273, contra 144 de 2024

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / Redes Sociais

Um levantamento realizado pela Polícia Civil identificou um recuo de 47% nos registros de ocorrências nos cinco dias oficiais de Carnaval em relação ao ano passado. Segundo a sondagem, entre sexta (9) e terça-feira (13) foram realizados 144 registros, na comparação com o Carnaval 2023, quando houve 273 documentações.

Entre um ano e outro, houve um crescimento exponencial de prisões em flagrantes, com 2024 registrando 13 detenções, contra duas realizadas no ano anterior. As prisões sem flagrante este ano também ultrapassaram as de 2023: 17 contra 12, respectivamente. O número de tentativas de feminicídio, no entanto, subiu de duas para três ocorrências, mas de estupros manteve-se o mesmo: 3.

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), por sua vez, efetivou a prisão de 326 pessoas e apreensão de 60 adolescentes durante os cinco dias oficiais da folia. Do total de prisões, 41 delas foram por mandados de prisão em aberto e sete pessoas por capturas através do sistema de reconhecimento facial, recurso adotado no Réveillon e que resultou na prisão de 20 criminosos foragidos da Justiça.

A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), baseado na Praça XI, monitorou as operações policiais diuturnamente. No período, gentes do CICC receberam os registros dos blocos de rua e das imediações do Sambódromo, além das imagens do videomonitoramento captadas por mais de 150 câmeras usadas pelos policiais. A PM também utilizou drones e colocou um contingente de 12 mil homens nas ruas.

Advertisement

Durante o Carnaval, a corporação apreendeu 35 armas de fogo, mais de 270 objetos perfurocortantes, como facas e tesouras, além de 15 simulacros de arma de fogo. Também foram apreendidas 4.650 cápsulas de cocaína e 2.378 frascos de cheirinho de loló, entre outras drogas. A PMERJ recuperou ainda 43 aparelhos celulares.

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) recapturou cinco bandidos que haviam fugido do sistema carcerário.

Informações: Tempo Real RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia Civil identifica recuo em registros de ocorrência durante o Carnaval 2024
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui