Polícia Civil realiza operação para prender falsos motoristas de aplicativos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fabiano Rocha

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou hoje (04/11) a operação “VEXO” com o objetivo de investigar e identificar motoristas de serviço por aplicativos que utilizam documentos falsos no transporte de passageiros.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação, que é comandada pela Delegacia de Atendimento Policial do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, visa identificar motoristas que usam nomes e fotos falsas nos aplicativos de transporte como Uber e 99. Caso a fraude seja comprovada, eles podem ser acusados de falsidade ideológica, que possui pena de um a cinco anos e multa.

Desde julho deste ano, utilizando informações prestadas pelos próprios aplicativos, uma equipe de agentes especializada identificou dez perfis falsos. A polícia acredita que até o fim do ano esse número possa aumentar.

Durante uma das ações já realizadas em algumas entradas do Aeroporto Internacional do Rio, mais de 100 motoristas e veículos foram revistados e vistoriados. Duas pessoas foram presas em flagrante e outras duas seguiram à delegacia para prestar esclarecimentos.

Advertisement

Em nota, A Uber informou que todos os motoristas parceiros cadastrados no aplicativo, antes de começar a dirigir, passam por uma checagem de antecedentes criminais. Esse processo acontece nos termos da lei e é realizado por empresa especializada. A empresa também realiza rechecagens periódicas dos motoristas já aprovados pelo menos uma vez a cada 12 meses.

Ainda segundo o comunicado, a Uber informa que possui um contrato em âmbito nacional com o Serpro, que verifica informações da CNH e do CRLV dos motoristas interessados em trabalhar no aplicativo, com a autorização do Denatran. A empresa finaliza dizendo que está colaborando com as autoridades no curso das investigações, observando a legislação brasileira aplicável.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia Civil realiza operação para prender falsos motoristas de aplicativos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui