Na manhã desta quarta-feira, (24/08), a Polícia Federal realiza uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar licitações na área da saúde, no Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense e na Região dos Lagos. Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, com a participação de 60 policiais federais e equipes da Controladoria-Geral da União.
As investigações revelam que empresários estariam envolvidos na assinatura de contratos ilegais de servidores públicos com salários superfaturados. E ainda de acordo com a Polícia Federal, um dos investigados, que não foi identificado, fez inúmeras doações em dinheiro para candidatos a cargos públicos, o que pode indicar busca de apoio político e de atos de ofício essenciais para que as suas empresas continuassem sendo contratadas pelos órgãos públicos beneficiados.
Os envolvidos poderão responder pelos delitos dos artigos 1.º, Lei 9.613/1998 (Lavagem de Dinheiro), 2.º, da Lei 12.850/2013 (Organização Criminosa) e 337-F, do Código Penal (Frustração de caráter competitivo de Licitação).
Parabéns à Polícia Federal e à Controladoria Geral da União. Corrupção, nunca mais!