A Policia Civil investiga uma denuncia de envenenamento de gatos no bairro do Tauá, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Os animais eram alimentados por moradores da Ilha e viviam em um terreno particular que tem os portões trancados e fica ao lado de uma creche. O local fica na Rua Haia, e segundo os moradores, alguém colocou veneno para os gatos, que apareceram mortos.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, uma moradora da rua denunciou a situação, e mostrou muitos gatos mortos dentro e fora do terreno. Em frente ao terreno onde os animais se encontravam é possível ver muitos potes de ração e de água, mas quase nenhum gato.
Segundo a moradora Elisângela Cruz, de 52 anos, o crime teria acontecido na noite de segunda pra terça. A moradora afirma que a prefeitura já teria sido acionada sobre a presença dos gatos, mas não tomou nenhuma ação.
Em nota, tanto a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais quanto a Subprefeitura das Ilhas afirmam que não foram comunicados sobre essa denúncia, mas irão enviar uma equipe até o local ainda nesta manhã para verificar se há outros animais comunitários em risco.
O caso é investigado pela Delegacia da Ilha do Governador, que já esteve no local e analisa imagens de câmeras de segurança da rua.
Resolver esse assunto de abandono de animais não é difícil.
1) Castrar todos os animais de rua, microchipá-los e colocá-los para adoção ou abrigo temporário.
2) Tornar obrigatório a todo dono de pet pagar imposto para o seu animal (ou fazer um seguro) – quem não possui condições que não tenha um, simples assim!!!