Polícia Militar do Rio de Janeiro adquire novo Centro Integrado de Controle Móvel

Centro Integrado de Controle Móvel é um caminhão adaptado, equipado com tecnologia de ponta e capacidade para transportar cargas de até 26,5 toneladas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na manhã desta segunda-feira, 11/03, o governador Cláudio Castro apresentou o novo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICM) à Polícia Militar do Rio de Janeiro. Este veículo, um caminhão adaptado, está equipado com tecnologia de ponta e tem capacidade para transportar cargas de até 26,5 toneladas.

Fruto de um investimento de R$ 8,6 milhões, o CICM será utilizado em importantes eventos que ocorrerão na capital fluminense ao longo do ano. Entre eles, estão o show da cantora Madonna em maio, o Rock in Rio em setembro, a conferência global G20 em novembro e as festividades de réveillon.

Este caminhão representa um avanço significativo, funcionando como uma extensão do nosso Centro Integrado de Comando e Controle. A ideia é que ambos operem de forma integrada, permitindo uma resposta rápida e eficaz em garantir a segurança pública durante grandes eventos e em situações desafiadoras, como um fim de semana com praias lotadas“, afirmou o governador Cláudio Castro.

O CICM está preparado para oferecer suporte logístico e operacional essencial à segurança pública, recebendo imagens em tempo real de drones, aeronaves tripuladas e câmeras em locais estratégicos.

Advertisement

Equipado com gerador próprio, o novo veículo de comando garante a continuidade das operações sem interrupções. Dentre os equipamentos de alta tecnologia inclusos, destacam-se:

  • Dois drones de longo alcance, equipados com câmeras de zoom capazes de aproximar imagens em até 200 vezes, além de câmeras térmicas.
  • Um mastro telescópico para elevação de câmeras.
  • Uma câmera térmica de longo alcance.
  • Seis câmeras de alta resolução.
  • Doze câmeras móveis com sistemas de comunicação integrados.
  • Seis estações de trabalho para operadores, cada uma com dois monitores de 42 polegadas.
  • Uma Sala de Crise com mesa de reunião para seis pessoas e tela interativa.
  • Um servidor de imagens para transmissão dos vídeos capturados para o CICC, incluindo funcionalidades de reconhecimento facial e de placas.
  • Sistemas de geração de energia principal e reserva, assegurando operação contínua.
  • Sistema de controle de acesso por reconhecimento facial.

A aquisição deste equipamento moderno é parte do nosso esforço contínuo de reestruturação, ampliando significativamente o uso de tecnologia avançada na segurança pública, com o pleno apoio do governo estadual“, explicou o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Pires.

DSCF3365 Polícia Militar do Rio de Janeiro adquire novo Centro Integrado de Controle Móvel

Importante destacar, os dois veículos de comando atualmente em uso pela Polícia Militar, adquiridos no início da década passada, continuarão operacionais. Após serem revitalizados e atualizados com novas tecnologias, esses veículos serão utilizados na Operação Verão e no suporte ao policiamento de eventos esportivos e culturais, tanto na capital quanto no interior do estado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia Militar do Rio de Janeiro adquire novo Centro Integrado de Controle Móvel
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui