Polícia Militar planeja ampliar sistema de reconhecimento facial para 650 câmeras no RJ

Atualmente, o sistema conta com 150 licenças, que viabilizam a utilização do mesmo número de câmeras simultaneamente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Secretaria de Estado de Polícia Militar está trabalhando para expandir o Sistema de Videomonitoramento e Reconhecimento Facial para mais áreas da região metropolitana e interior do Estado do Rio. Atualmente, o sistema conta com 150 licenças, que viabilizam a utilização do mesmo número de câmeras simultaneamente. O comando da corporação já colocou em curso um planejamento para a aquisição de mais 500 licenças, o que expandiria o sistema para 650 câmeras em funcionamento.

O processo para a expansão do sistema prevê um investimento de cerca de 3 milhões de reais, com uma licitação com previsão de conclusão de cerca seis meses. Também está no pacote a compra de mais cinco servidores específicos para comportar o aumento da rede de monitoramento.

A aquisição das novas licenças e câmeras estenderia o sistema não apenas na Capital, mas também a regiões definidas estrategicamente no interior do Estado do Rio.

O Sistema de Reconhecimento Facial tem se mostrado um grande aliado em nossa estratégia preventiva de policiamento. A capacidade de analisar um número vasto de possibilidades otimiza muito o trabalho das equipes, principalmente em áreas de maior circulação de pessoas e grandes eventos. Apesar de ser uma etapa preliminar, que propicia as conduções às delegacias, a ferramenta tem se mostrado muito importante em nosso pacote de investimentos tecnológicos“, afirmou o secretário de Estado da PM, coronel Luís Henrique Pires.

Advertisement

Vale ressaltar que, desde sua implantação, no Réveillon 2024, o Sistema de Videomonitoramento e Reconhecimento Facial detectou 27 pessoas com mandados de prisão em aberto, sendo 11 durante as festividades de Carnaval.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia Militar planeja ampliar sistema de reconhecimento facial para 650 câmeras no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui