Polícia Militar reforça seu efetivo com 544 novos soldados e 4 veículos blindados

Além dos novos praças, a PM conta agora com 4 novas picapes Ford Ranger blindadas, que serão usadas na Patrulha Maria da Penha Guardiões da Vida

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
PM recebe reforço de soldados e carros blindados / Divulgação

No período de uma semana, o Governo do Estado do Rio de Janeiro reforçou o efetivo da Polícia Militar com 544 soldados, todos capacitados para o exercício das suas atividades funcionais. Na manhã desta sexta-feira (17), foi celebrada a formatura de 230 agentes, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Sulacap, na Zona Oeste. Na última sexta-feira (10), foram 314 policiais formados.

O vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha (União Brasil) ressaltou que o Governo do Estado não poupará recursos para investir na Segurança Pública, sendo o aumento do efetivo policial apenas uma das medidas adotadas.

É um contexto complexo que nos exige a segurança pública em um estado desafiador como o Rio de Janeiro. Reconhecer a importância e o esforço de cada soldado que se forma aqui hoje é fundamental. Não vamos economizar recursos, dedicação e trabalho para que a posição de melhor polícia do Brasil se mantenha e cresça a cada dia”, disse Pampolha em discurso durante a cerimônia na qual representou o governador Cláudio Castro (PL).

Também em discurso, o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, destacou que a formatura concluiu um ciclo de recomposição do efetivo da corporação iniciado, em 2014, quando a PM contou com a última turma regular. O oficial parabenizou o governador pelos investimentos na área de segurança, incluindo o reforço no Cfap.

Advertisement

“O nosso Cfap passou por obras de recuperação e, hoje, está em condições de receber quatro novas turmas ao mesmo tempo, um total de 1.760 alunos. E estamos construindo uma nova companhia para ampliar ainda mais essa capacidade,” – disse o militar, lembrando que, em 2023, haverá um novo concurso para a seleção de mais de dois mil candidatos.

De acordo com a Secretaria de Segurança, os novos PMs que saíram do Cfap já estão capacitados para atuar em dois programas de proximidade da corporação: o Patrulha Escolar e o Bairro Presente. Os novos praças também contam com noções básicas sobre a Lei Maria da Penha, para que estejam preparados para atuar no enfrentamento de casos de violência contra mulher, uma das maiores demandas recebidas pelo Serviço 190.

Também, nesta sexta-feira, foi realizada a entrega de quatro novas picapes Ford Ranger blindadas ao programa Patrulha Maria da Penha Guardiões da Vida (PMP-GV). Um dos veículos foi destinado à 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (2ª CIPM), baseada em Paraty, na Costa Verde, que agora conta com uma equipe especializada no enfrentamento da violência contra mulher. Com o novo núcleo, a Patrulha Maria da Penha do 33º BPM (Angra dos Reis) terá melhores condições de atender as demandas nos municípios de Angra dos Reis e Mangaratiba.

A partir de agora, a Patrulha Maria da Penha conta com 46 equipes especializadas, que atuam em todo o território estadual. Desde o seu lançamento, há quase quatro anos, o programa já realizou 160 mil atendimentos a mulheres vitimadas pela violência, principalmente em ações de acompanhamento das medidas protetivas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia Militar reforça seu efetivo com 544 novos soldados e 4 veículos blindados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui