A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta terça-feira (6), uma quadrilha que aplicava golpes de empréstimos bancários, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A gerente do banco onde as transações criminosas eram concretizadas fazia parte do grupo. As informações são do jornal O Globo.
Segundo o delegado titular Daniel Rosa, da 10ª DP (Botafogo), os criminosos faziam os empréstimos bancários com documentos falsos, criados a partir de números de CPFs conseguidos por Paulo Ricardo dos Reis Santos e Gerardo Mendes Ferreira. De posse dos dados, os integrantes da quadrilha os repassavam à gerente Helena Pereira Augusto, que fazia as verificações para saber se seria possível a abertura de uma conta, e posterior concessão de crédito na mesma. A quadrilha fazia o rateio dos empréstimos concretizados.
O delegado Daniel Rosa disse ao “RJTV”, da TV Globo, que os investigadores da 10ª DP ficaram surpresos com a participação de Helena Pereira Augusto por ser jovem e trabalhar na agência há 8 anos. De acordo com o delegado, a gerente era a peça fundamental do esquema, descoberto através da verificação de intensa troca de mensagens entre os criminosos, assim como consultas de CPFs, pedidos de máquinas de cartão, entre outras atividades até que a conta fosse aberta com a própria Helena.
Durante a operação, a polícia também encontrou com os integrantes da quadrilha cédulas de identidade estrangeira falsas.
Os criminosos foram presos pelo crime de tentativa de estelionato, uso de documento falso e associação criminosa. Também participavam da quadrilha: Alex Sandro da Silva de Aguiar, Wallace da Silva de Sousa Figueiredo, Maurício Afonso Manuel e Wagner Lima da Silva. Todos foram encaminhados para o sistema prisional onde ficarão à disposição da Justiça.
Só não entendo a omissão do nome do Banco…
Por que estão escondendo o nome do Banco??