Dois suspeitos de furtar estátuas e outros materiais, em sua maioria feitos de bronze, em praças do Rio foram presos por policiais da 6ª DP, Cidade Nova. A ação aconteceu na madrugada desta quinta-feira (24/09), no Centro da cidade.
No local, foram encontrados quatro homens praticando o furto na praça, que estava fechada no momento da ação. Houve troca de tiros entre os suspeitos e os agentes. Dois homens foram detidos e outros dois fugiram, sendo que um deles foi em direção ao Morro da Providência.
Segundo o delegado Túlio Pelosi, titular da 6ª DP, os objetos furtados têm valor histórico, sendo a maioria de bronze. De acordo com as investigações, os suspeitos agiam durante a madrugada, mediante a arrombamentos dos locais para a prática criminosa.
Na operação desta madrugada, foram apreendidos uma estátua, uma cabeça, uma plana e um canhão, todos de bronze. Estes foram: a cabeça de Rosária Trotta, mãe de Frederico Trotta, militar e político brasileiro; a estátua de uma criança em homenagem a Álvaro Dias, professor da Igreja Presbiteriana; um canhão original utilizado na Guerra do Paraguai; e uma placa em bronze.
Os suspeitos utilizavam uma kombi para o transporte do material furtado. Segundo o delegado, os objetos seriam levados para um ferro velho, próximo ao Morro da Providência.