Com base nos resultados da 6a Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO, foi possível analisar o que mais influenciou o voto dos cariocas nas últimas eleições para deputados estaduais e federais.
O fator mais importante para a decisão do voto da maioria dos cariocas foi “Políticas públicas propostas pelo candidato”, representando 48,6% das escolhas. Em segundo lugar, aparece a trajetória política do candidato, com 29,6% das escolhas:
Tanto entre os que participaram de reuniões com políticos eleitos quanto entre os que não participaram, o fator que mais pesou na decisão do voto continuou sendo as políticas públicas propostas. No entanto, a defesa de pautas ideológicas foi mais relevante entre aqueles que participaram de reuniões com políticos eleitos, representando 26,7% das escolhas, contra 17% dos que não participaram.
Outra observação importante é que, para os moradores do Centro do Rio, o fator que mais importou foi a trajetória política do candidato. Já nas outras Zonas da cidade, as políticas públicas propostas pesaram mais na decisão do voto.
Esses dados mostram que as políticas públicas propostas têm um papel fundamental na escolha dos eleitores. Isso pode ser um indicativo para os políticos de que precisam desenvolver propostas consistentes e condizentes com as necessidades da população para conseguir conquistar votos. Além disso, a defesa de pautas ideológicas é mais relevante para aqueles que têm um maior envolvimento com a política de forma geral, em particular a participação em reuniões com políticos eleitos.