Pólos emergenciais de atendimento para o CadÚnico serão mantidos por mais 30 dias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Os pólos emergências de atendimento para CadÚnico serão mantidos por mais 30 dias que funcionam para inscrição e atualização de CadÚnico (cadastro dos programas sociais federais). O funcionamento será mantido de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, nos CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) e no Centro Pop Bárbara Calazans, da rede da SMAS, que se localizam em áreas estratégicas da cidade.

“A Secretaria de Assistência Social reconhece que a situação econômica é muito grave e se compromete a fazer os esforços necessários para atender essa população mais vulnerável socialmente” disse a secretária municipal de Assistência Social, Maria Domingas Pucú.

Desde 1º de janeiro de 2021, a SMAS fez 404.434 novas inscrições e atualizou os cadastros de 347.509 famílias no CadÚnico. Essa demanda foi progressiva: desde outubro do ano passado, aumentou cerca de 500%.

O CadÚnico tem validade de dois anos. As famílias beneficiárias que se inscreveram no Auxílio Brasil entre os anos de 2016 e 2017, que estão em Averiguação Cadastral, precisam atualizar o cadastro até esta sexta-feira (11/11). Quem não conseguir atualizar poderá ter o benefício bloqueado temporariamente, até que atualize seus dados e volte a recebê-lo. Até terça-feira,  83.384 famílias precisavam atualizar seus dados.

Advertisement

O cidadão que se inscreveu ou atualizou seus dados só saberá se o benefício será pago através do governo federal. Os CRAS apenas inscrevem e atualizam o cadastro. Não têm autonomia para decidir quem ou quando receberá o benefício. A base do CadÙnico na cidade do Rio, atualmente, é de 912.317 famílias. Esse é o total de famílias cadastradas pela Prefeitura do Rio ao longo dos anos.

Quem pode se inscrever

Famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa;

Famílias com renda mensal maior de meio salário-mínimo por pessoa, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo. Ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

Documentos necessários para fazer o cadastro

  • CPF ou título de eleitor do responsável pela família;
  • Para as demais pessoas da família, é necessário, pelo menos, um desses documentos: certidão de nascimento; certidão de casamento; CPF; carteira de identidade (RG); carteira de trabalho; título de eleitor;
  • No caso de indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um desses documentos ou a Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI).
  • Com os documentos em mãos, a pessoa deve ir a um posto de cadastramento na própria cidade ou a um CRAS. É importante a comprovação de endereço, como conta de água ou de luz, ou uma declaração assinada de próprio punho pelo responsável familiar.

Quando é necessário atualizar o cadastro

Se a pessoa mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o cadastro deve ser atualizado presencialmente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pólos emergenciais de atendimento para o CadÚnico serão mantidos por mais 30 dias
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui