Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, é restaurada

Revitalização foi realizada pela Prefeitura do Rio e entrega aconteceu neste sábado (26); Ponte dos Jesuítas é tombada pelo Iphan

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz - Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

A Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, foi restaurada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A intervenção, comandada pela Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), faz parte das ações para celebrar o Bicentenário da Independência e teve o apoio da Rioluz e da Subprefeitura da Zona Oeste.

A entrega foi realizada neste sábado (26) e contou com a presença da secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco; do secretário de Turismo, Antonio Mariano; do jornalista André Luis Mansur, autor do livro ”Santa Cruz – Nos caminhos da Independência”; de Sinvaldo Souza, fundador da Associação dos Amigos da Ponte dos Jesuítas (AAPJ); e de representantes do projeto ”Descubra Santa Cruz” e da comunidade local. Também houve apresentação da Banda Sinfônica de Santa Cruz.

Situada na Estrada do Cortume, a Ponte dos Jesuítas foi construída em 1752 e é considerada a primeira obra de engenharia hidráulica do Brasil. Tem aproximadamente 50 metros de extensão e 6m de largura, com 5 vãos para a passagem de água, onde originalmente corria o Rio Guandu, cujo fluxo era controlado pelos padres por meio de comportas de madeira. Servia também como ponto de travessia para tropeiros e pedestres que iam e vinham do interior em direção ao Rio de Janeiro.

”A Ponte dos Jesuítas é parte importante da formação da cidade e uma das maravilhas do Rio. Pedimos que a população nos ajude a zelar por essa belíssima construção, denunciando atos de vandalismo. Preservar os monumentos é manter viva a nossa história e a nossa cultura”, destacou Anna Laura.

Advertisement

Sob a supervisão da Gerência de Monumentos e Chafarizes, as equipes da Seconserva executaram serviços como raspagem, limpeza e pintura da ponte, que, assim como os Arcos da Lapa, é feita em pedra e cal. O piso em pé de moleque também recebeu cuidados.

No entorno, ações de urbanização e tratamento paisagístico que facilitam a vida dos visitantes, como roçada e capina, recomposição de paralelepípedos, instalação de brinquedos, mesas e bancos, implementação de rampas de acesso ao nível inferior da ponte e construção de meios-fios, entre outras. Além disso, a Avenida Padre Guilherme Decaminada e a Estrada do Cortume, no trecho entre a Avenida Brasil e a Ponte dos Jesuítas, estão com a pavimentação revitalizadas, ação esta que integra o programa ”Asfalto Liso”.

A Praça da Ponte dos Jesuítas, na esquina da Estrada do Cortume com a Estrada do Guandu, passou por uma verdadeira transformação. A Seconserva urbanizou o local, entregando para a população uma nova área para lazer e convivência. Foram instalados bancos em concreto e equipamentos de ginástica, bem como grampos para coibir estacionamento irregular. Ademais, o espaço recebeu piso em concreto, facilitando a circulação de pedestres.

A Rioluz, por meio da subconcessionária Smartluz, concluiu um projeto de reforço na iluminação local com instalação de 17 novos projetores, instalação de 4 luminárias, 7 postes de fibra e a colocação de 700 metros de cabeamento subterrâneo.

”É um patrimônio histórico, arquitetônico e artístico de grande importância da Zona Oeste da cidade e merecia receber um grande projeto de revitalização da prefeitura do Rio”, disse Paulo Cezar dos Santos, presidente da Rioluz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, é restaurada
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui