Tradicional polo gastronômico e de lazer da Zona Oeste carioca, o Ponto Chic, localizado no bairro de Padre Miguel, foi declarado como Patrimônio Cultural e Turístico de Natureza Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (01/09).
A lei, número 8.040/2023 e de autoria dos vereadores Celso Costa (Republicanos), Dr. Gilberto (Solidariedade), Felipe Boró (Patriota) e Jorge Felippe (União Brasil), foi promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado (PSD), e já consta em Diário Oficial.
Para justificar a iniciativa, os parlamentares argumentam que a Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial ”as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados, que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.
Em meio a isso, afirmam que o ”a procura na Rua Figueiredo Camargo [onde está situado o Ponto Chic] por opções gastronômicas e de lazer é grande não só pelos moradores de Padre Miguel, mas por toda a região da Zona Oeste”.
Aquele que for o mais educado