Um painel interativo onde você pode falar ao vivo com outra pessoa promete revolucionar o monitoramento e a forma como os cariocas aguardam a chegada do ônibus nos pontos da cidade. Previsto para ser implementada na capital fluminense em agosto, a nova tecnologia irá “conversar” com os passageiros que se sentirem em risco. A chegada do equipamento tem como objetivo dar mais segurança às pessoas, sobretudo para mulheres.
O mecanismo será equipado com câmera noturna, microfone e internet, e irá detectar a presença de indivíduos, interagindo com eles por chamada de vídeo.
Idealizado em parceria pela Eletromidia e a agência AlmapBBDO, o “Guarded Bus Stop” funcionou durante o mês de abril em cinco pontos de ônibus na cidade de Campinas. Durante o piloto, foram realizadas, em média, 150 chamadas por noite.
O “Guard Bus Stop” exibe propagandas normais durante o dia, como já acontece em diversos pontos do Rio À noite, os outdoors comuns se transformam em um ponto de comunicação ao vivo.
Munidos de internet móvel 5G, câmera noturna Full HD, microfone e tela sensível ao toque, a tecnologia permite a interação em tempo real com os passageiros.
Quando detectava que uma pessoa estava sozinha no local, “Guard Bus Stop” mostrava uma mensagem em texto: “Você precisa de companhia até o ônibus chegar?”, acompanhado de um botão de “Peça Agora”.
Se a companhia fosse solicitada pelo usuário, uma ligação de vídeo era iniciada com uma atendente da empresa. A especialista aparecia na telona e atuava como uma acompanhante digital, para que a pessoa não ficasse sozinha enquanto o ônibus não chegasse. Ao finalizar a chamada, o aparelho voltava a exibir um anúncio normalmente.
Premiado internacionalmente, o projeto do “Guarded Bus Stop” levou o Leão de Ouro em Cannes, na categoria Mídia, e Bronze em Experiência de Marcas.
A Eletromidia não entrou em detalhes sobre como foi feita a seleção e capacitação dos especialistas que acompanharam os usuários durante o mês de testes. A empresa contou que, para a expansão do projeto, está revendo todos os protocolos, incluindo a central de atendimento e seus procedimentos.
A empresa informa que, em situações de urgência, pode contatar a polícia. Mas, durante o piloto, não houve necessidade de acionar as autoridades.
A localização exata dos futuros pontos de ônibus com anúncios interativos nas cidades de Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo não foi divulgada.