Ponto de ônibus ‘que fala’ com passageiros deve chegar ao Rio em agosto

Nova tecnologia oferece companhia para pessoas que sentirem em risco enquanto esperam o ônibus; equipamento fará ligações para polícia em casos de emergência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ponto de ônibus que oferece companhia para quem se sentir em risco Imagem: Reprodução

Um painel interativo onde você pode falar ao vivo com outra pessoa promete revolucionar o monitoramento e a forma como os cariocas aguardam a chegada do ônibus nos pontos da cidade. Previsto para ser implementada na capital fluminense em agosto, a nova tecnologia irá “conversar” com os passageiros que se sentirem em risco. A chegada do equipamento tem como objetivo dar mais segurança às pessoas, sobretudo para mulheres.

O mecanismo será equipado com câmera noturna, microfone e internet, e irá detectar a presença de indivíduos, interagindo com eles por chamada de vídeo.

Idealizado em parceria pela Eletromidia e a agência AlmapBBDO, o “Guarded Bus Stop” funcionou durante o mês de abril em cinco pontos de ônibus na cidade de Campinas. Durante o piloto, foram realizadas, em média, 150 chamadas por noite.

O “Guard Bus Stop” exibe propagandas normais durante o dia, como já acontece em diversos pontos do Rio À noite, os outdoors comuns se transformam em um ponto de comunicação ao vivo.

Advertisement

Munidos de internet móvel 5G, câmera noturna Full HD, microfone e tela sensível ao toque, a tecnologia permite a interação em tempo real com os passageiros.

Quando detectava que uma pessoa estava sozinha no local, “Guard Bus Stop” mostrava uma mensagem em texto: “Você precisa de companhia até o ônibus chegar?”, acompanhado de um botão de “Peça Agora”.

Se a companhia fosse solicitada pelo usuário, uma ligação de vídeo era iniciada com uma atendente da empresa. A especialista aparecia na telona e atuava como uma acompanhante digital, para que a pessoa não ficasse sozinha enquanto o ônibus não chegasse. Ao finalizar a chamada, o aparelho voltava a exibir um anúncio normalmente.

Premiado internacionalmente, o projeto do “Guarded Bus Stop” levou o Leão de Ouro em Cannes, na categoria Mídia, e Bronze em Experiência de Marcas.

A Eletromidia não entrou em detalhes sobre como foi feita a seleção e capacitação dos especialistas que acompanharam os usuários durante o mês de testes. A empresa contou que, para a expansão do projeto, está revendo todos os protocolos, incluindo a central de atendimento e seus procedimentos.

A empresa informa que, em situações de urgência, pode contatar a polícia. Mas, durante o piloto, não houve necessidade de acionar as autoridades.

A localização exata dos futuros pontos de ônibus com anúncios interativos nas cidades de Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo não foi divulgada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ponto de ônibus 'que fala' com passageiros deve chegar ao Rio em agosto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui