População carioca avalia transparência da Prefeitura e Governo do Estado como insuficiente

Pesquisa do Instituto Rio21 avaliou a percepção dos entrevistados em relação à transparência das instituições em uma escala de 0 a 10

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

De acordo com a 6ª Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o jornal DIÁRIO DO RIO, os cariocas estão insatisfeitos com o grau de transparência das ações realizadas pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e pelo Governo do Estado. A pesquisa avaliou a percepção dos entrevistados em relação à transparência das instituições em uma escala de 0 a 10.

Os resultados mostram que quase 20% dos cariocas afirmam que não há nenhuma transparência nas ações realizadas pela Prefeitura, recebendo nota 0 na avaliação. Além disso, 55% dos entrevistados deram nota igual ou menor que 5 para a transparência da Prefeitura.

image 19 População carioca avalia transparência da Prefeitura e Governo do Estado como insuficiente

Já nas ações realizadas pelo Governo do Estado, a percepção é ainda pior: 27% dos cariocas acham que não há nenhuma transparência nessas ações.

Advertisement

Leia também

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

image 20 População carioca avalia transparência da Prefeitura e Governo do Estado como insuficiente

Apesar da insatisfação em relação à transparência em ambas as instituições, a Prefeitura é considerada mais transparente que o Governo do Estado, tanto quando vemos as respostas por sexo, quanto quando observamos por zona da cidade. Em geral, homens avaliam um pouco melhor a transparência.

image 21 População carioca avalia transparência da Prefeitura e Governo do Estado como insuficiente

Os moradores do Centro e da Zona Sul são os que melhor avaliam a transparência da Prefeitura:

image 22 População carioca avalia transparência da Prefeitura e Governo do Estado como insuficiente

Ainda assim, é importante destacar que todas as médias de avaliação ficaram abaixo de 5, o que indica que a percepção dos cariocas sobre a transparência das instituições é bastante baixa. Isso pode ter implicações importantes para a confiança da população nas instituições e na democracia como um todo.

Segundo Felipe Lamarca, pesquisador do Instituto Rio21, “A transparência é um elemento fundamental para garantir a prestação de contas e a participação da sociedade na gestão pública. Quando a população não confia na transparência das instituições, isso pode gerar descrença e afastamento da participação cidadã, com impactos negativos para a qualidade da democracia. Diante disso, é importante que a Prefeitura e o Governo do Estado adotem medidas para aumentar a transparência e a prestação de contas, de forma a garantir a confiança da população nas instituições públicas.”

No entanto, lembrar que pesquisas de avaliação de nível de transparência a partir de métricas mais objetivas, como análise dos portais das instituições, por exemplo, costumam indicar alto nível de transparência nas instituições da cidade. Mesmo assim, a percepção da população ainda é bastante negativa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp População carioca avalia transparência da Prefeitura e Governo do Estado como insuficiente

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui