População carioca divide opiniões sobre governo de Eduardo Paes

Pesquisa realizada pelo Instituto Rio21 aponta que 45,3% dos moradores da cidade do Rio desaprovam a atual gestão do município

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

“Pesquisa é retrato, e a vida é filme”

Esta frase, comumente atribuída ao ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), expressa sua perspectiva a respeito das pesquisas eleitorais, produzidas em massa às vésperas das eleições.

Para o pedetista, é necessário fazer ressalvas quanto ao resultado das pesquisas, pois estas, enquanto retrato de um filme, supostamente não ilustram a obra que ainda há de ser completada. A citação de Ciro é aplicada ao contexto de pesquisas que tratam, portanto, de projeções a respeito de um resultado que ainda está para acontecer.

No entanto, ao analisarmos pesquisas avaliativas, é possível enxergá-las não enquanto retratos de um filme – mas sim de um álbum de fotografias. O álbum possui fotos que expressam as percepções e sentimentos dentro de um determinado contexto. O retrato enquanto unidade não explica a completude do álbum, porém ilustra períodos ali registrados.

Advertisement

Neste sentido, a prefeitura de Eduardo Paes (PSD) deve atentar-se ao retrato presente. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Rio21, 45,3% dos cariocas avaliam a Gestão Municipal como ruim ou péssima. Em contrapartida, 31,6% dos entrevistados consideram a atual gestão boa/ótima. A coleta dos dados ocorreu entre os dias primeiro (1) e oito (8) de novembro, de forma virtual.

Apesar das avaliações negativas da prefeitura do Rio superarem as avaliações positivas, a pesquisa do Instituto Rio21 aponta uma ligeira melhora nos índices para o governo de Paes. Ao compararmos as percepções dos moradores da cidade com pesquisa também realizada pelo instituto em julho desse ano, nota-se que o percentual de entrevistados que avaliam a atual gestão municipal como ruim ou péssima diminuiu em quatro pontos percentuais (49,3% para 45,3%). Enquanto isso, aqueles que consideram a atuação do Executivo municipal como regular subiram de 19,9% para 23,1% em relação a julho.

Uma imagem contendo Diagrama

Descrição gerada automaticamente

A pesquisa realizada pelo Instituto Rio21 também ilustra a avaliação da Gestão Municipal de acordo com a localidade dos entrevistados. De acordo com os dados coletados, a prefeitura recebe mais avaliações positivas dentre os moradores da zona sul da cidade, obtendo aprovação de 36,4% daqueles que moram na região. No centro e na zona norte do Rio, o Executivo municipal recebeu 30,7% de avaliações boas ou ótimas, enquanto esta parcela representa 29,3% dos moradores da zona oeste da cidade.

População carioca divide opiniões sobre governo de Eduardo Paes

Dessa forma, a pesquisa sugere que o governo de Eduardo Paes possui capilaridade pelo território municipal. Afinal, a atual gestão possui índices de aprovação similares em todas as regiões, tendo uma queda de 0,8 pontos percentuais na zona oeste e um crescimento de 5,1% na zona sul.

Embora haja pouca variação nas avaliações positivas da prefeitura por região da cidade do Rio de Janeiro, nota-se que o poder Executivo é consideravelmente mais mal avaliado pelos moradores do centro (56,6%). Neste caso, a Prefeitura poderá analisar de que forma os projetos de revitalização da região, a exemplo do Reviver Centro, estão impactando a população local, e o que poderia ser reformulado nas estratégias para atender as demandas desta área da capital fluminense.

Os dados da pesquisa sugerem que o prefeito Eduardo Paes conseguiu reduzir a rejeição dos cariocas ao seu governo em relação a julho. No entanto, é importante que Paes busque identificar os motivos pelos quais sua rejeição é expressivamente alta pelos moradores do centro da cidade. Afinal, o centro foi foco de importantes projetos de recuperação/revitalização por parte do poder público, mas isso não está sendo ilustrado pela avaliação daqueles que habitam a região” aponta Vinicius Nunes, pesquisador do Instituto Rio21.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp População carioca divide opiniões sobre governo de Eduardo Paes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui