Por dentro da cabeça (feita) de Marcelo D2: OCUPAÇÃO IBORU é inaugurada no Centro do Rio de Janeiro

O espaço, que fica na Rua Sete de Setembro, apresenta projeto gratuito unindo artes visuais, gastronomia, música, moda e oficinas. Estrutura também será levada para outras cidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fotos e vídeos: Felipe Lucena

“Parece que estou dentro da minha cabeça quando eu olho para tudo o que a gente criou aqui”, disse Marcelo D2 ao se referir sobre a OCUPAÇÃO IBORU, aberta ao público neste sábado, 30/09, na Rua Sete de Setembro, 43, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

O projeto, criado e produzido por Marcelo D2 e Luiza Machado, é uma experiência imersiva do novo samba tradicional, unindo música, moda, gastronomia de terreiro, exibição do filme IBORU e oficinas (talks). O trabalho tem a curadoria do casal e vem na sequência do disco, lançado em junho deste ano. A programação é gratuita.

De quarta a sábado, o prédio de três andares vai abrigar obras inéditas de 8 artistas plásticos, que se inspiraram no universo IBORU, englobando diversas técnicas como pintura a óleo, pintura digital e instalações. São eles: Ilustrablack, Calvet, Heloísa Hariadne, Ana Paula Sirino, Apolo Torres, Manuela Navas, Yedda Affini e De Saturno.

WhatsApp Image 2023 09 30 at 15.01.10 Por dentro da cabeça (feita) de Marcelo D2: OCUPAÇÃO IBORU é inaugurada no Centro do Rio de Janeiro

“O pensamento de ancestralidade e futuro, de troca, isso é o que norteia esse projeto com todo mundo que está envolvido”, conta D2.

Advertisement

A cozinha utilizada no cenário de gravação do filme “IBORU, que sejam ouvidas nossas súplicas”, lançado em agosto, está exposta no prédio. A cenografia da exposição é assinada pelo artista plástico Sérgio Marimba. Marcelo D2 e Luiza Machado irão realizar visitas-guiadas ao longo da ocupação, que terá ainda uma sala de cinema para a exibição do filme codirigido pelo casal. O projeto inclui ainda uma programação musical acompanhada pelo paredão de som Jack Daniel’s.

A gastronomia, inspirada em comida de terreiro e oferendas para os Orixás, ficará por conta do Agô, Bar da Encruza. Os bares do evento terão assinatura das marcas Jack Daniels e Budweiser, patrocinadoras do projeto. As oficinas de conversa serão apresentadas pela Vivo.

WhatsApp Image 2023 09 30 at 14.53.51 1 Por dentro da cabeça (feita) de Marcelo D2: OCUPAÇÃO IBORU é inaugurada no Centro do Rio de Janeiro

Estrutura também será levada para outras cidades como Salvador, São Paulo, Nova York, Paris e também em Portugal.

O negócio para a ocupação do prédio foi fechado com a Sergio Castro Imóveis, no contexto do projeto Reviver Centro Cultural, com intuito de movimentar ainda mais essa parte da cidade do Rio de Janeiro.

A gente quer promover o encontro de artistas das mais variadas vertentes e fazer novas ideias acontecerem através da troca, do compartilhamento”, afirma Marcelo D2.

Serviço Ocupação IBORU – RIO DE JANEIRO:
Endereço: Rua Sete de Setembro, 43 – Centro
De 30 de Setembro a 14 de Outubro
Quarta a sábado (quartas e quintas – visitas guiadas com Marcelo D2 e Luiza Machado)
Programação gratuita
Por ordem de chegada e sujeita a lotação
Confira a programação completa no Instagram do artista – @marcelod2

OCUPAÇÃO SP
19 de Outubro a 29 de Outubro.

OCUPAÇÃO SALVADOR
16 de Novembro a 26 de Novembro

Projeto – “IBORU”
Produção: Pupila Dilatada
Realização: Pupila Dilata e Elemess
Management: Elemess
Distribuição: Altafonte

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Por dentro da cabeça (feita) de Marcelo D2: OCUPAÇÃO IBORU é inaugurada no Centro do Rio de Janeiro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Por dentro da cabeça (feita) de Marcelo D2: OCUPAÇÃO IBORU é inaugurada no Centro do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui