O corredor esportivo, localizado na Ilha do Governador, é popularmente conhecido pelos moradores que praticam atividades físicas e buscam recreação ao ar livre. No entanto, o pôr do sol que se coloca ao fundo da Baía de Guanabara e abrange grande parte da região do Rio, ganha cada vez mais destaque e atrai diversos turistas para o local.
O entardecer do Rio de Janeiro é famoso por ser um dos mais belos do mundo, ficando em quarto lugar segundo recente pesquisa ‘’Sunset Skies’’ realizada pelo Bounce. São diversos locais da cidade, onde moradores e turistas podem contemplar a paisagem, mas, somente em Moneró o pôr do sol se torna único.
“Essa região é uma das mais interessantes porque é a do fundo da Baía de Guanabara. Eu conheço pôr do sol em diversos lugares do mundo como Estados Unidos, Noruega e o próprio pôr do sol do Arpoador, mas o mais bonito com conjunto de cores que muda a cada dia é o pôr do sol do Corredor Esportivo do Moneró’’, comenta Wagner Victer, diretor geral da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
O bairro do Moneró também se destaca por fazer parte da história do Rio de Janeiro, tendo seus primeiros registros realizados na era do império. As terras que pertenciam a Dom Pedro II, posteriormente foram comandadas pelo fazendeiro italiano Francisco Moneró, que carrega seu nome até os dias atuais.
Atualmente, o local cresce e faz parte de uma das mais belas vistas da cidade do Rio de Janeiro.
Nasci em Petrópolis, aos seis anos de idade, em 1973, fui morar no bairro. A praia do Dendê foi o meu quintal, onde brincava e aproveitava a praia, que naquele tempo não era tão poluída. O Moneró era bem diferente de agora mas lembro com muita nostalgia que sempre foi lindo este pôr do sol.