Por que os parques do Rio estão abandonados?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Entrada do Parque Recanto do Trovador em Vila Isabel Foto: Francini Augusto

O estado de conservação dos parques e das praças municipais espalhadas por diversas áreas da cidade do Rio de Janeiro tem sido alvo de críticas por parte de moradores que vivem no entorno desses locais. As queixas mais frequentes têm sido em relação a segurança desses espaços. Assaltos a pedestres, presença constante de usuários de drogas e ausência de rondas policiais, estão entre os temas campeões de reclamações.

Outro ponto que também é motivo de reivindicações é a deterioração de bancos, placas de sinalização e até dos brinquedos utilizados pelas crianças que tentam se divertir no local. Além disso, o número de animais abandonados nas adjacências salta à vista.

O acúmulo de lixo é outra questão que tem gerado queixas. Moradores chamam atenção para montante de resíduos, que, por vezes, fica dias sem a devida coleta e descarte, o que acaba atraindo a presença de insetos e ratos que propagam doenças.

trovador passagem Por que os parques do Rio estão abandonados?
Parque Recanto do Trovador – Foto: Francini Augusto.

Ao todo, a cidade do Rio possui 22 parques urbanos localizados por todas as regiões do município. Dentre esses, alguns chamam mais atenção que os outros, devido ao seu estado de abandono. No Parque Recanto do Trovador, no bairro de Vila Isabel, onde funcionava o antigo Jardim Zoológico, moradores relatam que muitas pessoas evitam passar por esses locais, sobretudo a noite, por conta da insegurança.

Advertisement
Trovador piche Por que os parques do Rio estão abandonados?
Parque Recanto do Trovador em Vila Isabel – Foto: Francini Araújo.

Além da total sensação de insegurança, o Trovador (Parque Recanto do Trovador, em Vila Isabel) está largado. Tem lixo, mato alto, quando chove tem água parada e focos de dengue. Falta manutenção também. Tem banco quebrado, brinquedo enferrujado, tudo pichado. O poder público deveria cuidar mais daqui“, diz o mecânico Mauro Oliveira , morador de Vila Isabel e frequentador do parque.

grade Por que os parques do Rio estão abandonados?
Parque Recanto do Trovador em Vila Isabel – Foto: Francini Araújo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), que responde pela manutenção dos equipamentos, a pasta vai enviar uma equipe de conservação e solicitar que a Comlurb também faça vistorias nos locais, a fim de realizarem os reparos necessários.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que, desde o início deste ano, o comando da corporação tem intensificado o policiamento ostensivo em todo Estado, visando, dentre outras estratégias, o combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

As estratégias de atuação são baseadas nas análises das manchas criminais locais e em informações colhidas pelos setores de Inteligência das unidades.

Ainda segundo o documento, a corporação vem empregando as mais de 2.000 novas viaturas adquiridas, os novos policiais formados este ano e o reforço de efetivo através do Regime Adicional de Serviço (RAS) em todo o Estado, inclusive nas regiões sob responsabilidade do 6º BPM (Vila Isabel), 14º BPM (Bangu) e 9º BPM (Rocha Miranda).

O comunicado ressalta que os parques da cidade possuem administrações e demandas também inerentes a outros órgãos do poder público, alguns destes responsáveis por atendimentos a cidadãos em situação de vulnerabilidade, assim como pela conservação e ordenamento urbano dos locais, fatores estes que influenciam diretamente na segurança nas localidades.

A PMERJ finaliza dizendo que é de fundamental importância a colaboração da população com o registro de ocorrências em delegacias para a transmissão de informações que possam conduzir as autoridades aos trâmites investigativos necessários para a prisão de criminosos e/ou traficantes que atuem nessas regiões.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Por que os parques do Rio estão abandonados?
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. O pior não é Crivella pensar em reeleição. Pior mesmo é saber que é muito provável que ele seja reeleito. O maior problema do Rio é, definitivamente, o povo que mora aqui (sendo carioca ou não).

  2. Porque a cidade toda está abandonada à própria sorte, jogada às traças e às baratas: simples assim…

    Viva nosso pseudo prefeito Crivella, que mesmo nada tendo feito de bom pelo Rio de Janeiro, ainda pensa em reeleição.

    Jesus me acode !!! Triste sina a de nossa cidade !!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui