Porta-aviões nuclear da Marinha dos EUA visitará o Porto do Rio

A visita oficial ocorrerá de 15 a 24 de maio como parte da operação Southern Seas 2024, envolvendo cooperação entre as marinhas dos EUA, Brasil e países vizinhos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um espetáculo naval está prestes a chegar às águas cariocas. Quatro navios de guerra da Marinha dos Estados Unidos estão a caminho do Rio, encabeçados pelo porta-aviões USS George Washington, movido por propulsão nuclear. A visita oficial está marcada para ocorrer entre os dias 15 e 24 de maio, como parte da operação Southern Seas (Mares do Sul) 2024, que reunirá esforços conjuntos da Marinha dos Estados Unidos, Marinha do Brasil e de nações vizinhas.

A operação Southern Seas é mais do que uma exibição de poder militar; é uma série de simulações de combate que serão executadas nas costas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, envolvendo uma variedade de navios, helicópteros e aviões. O evento também marca os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos.

Entre as atrações mais esperadas está a visita pública ao Porto do Rio do majestoso USS George Washington, uma embarcação que não pisa em solo brasileiro há nove anos, durante uma edição anterior da mesma operação.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um comunicado enfatizando os aspectos de intercâmbio e cooperação planejados para o Southern Seas 2024. A expectativa é que especialistas de diferentes países parceiros tenham a oportunidade de observar de perto as operações do porta-aviões, além de promoverem diálogos estratégicos e trocas de conhecimento.

Advertisement

Lançado ao mar em 1990, o USS George Washington é uma verdadeira cidade flutuante, com 333 metros de comprimento e equipado com dois reatores nucleares, motores a diesel e turbinas a vapor. Com capacidade para mais de 6.000 tripulantes e cerca de 90 aeronaves, entre aviões e helicópteros, o porta-aviões é uma demonstração impressionante do poderio naval dos Estados Unidos. A operação Southern Seas 2024 estará sob a égide da 4ª Frota da Marinha dos Estados Unidos, subordinada ao Comando Sul dos Estados Unidos, responsável por conduzir operações militares em todo o continente americano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Porta-aviões nuclear da Marinha dos EUA visitará o Porto do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Porta-aviões nuclear da Marinha dos EUA visitará o Porto do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui