Tempo virando, sai o sol entra o vento, desce a temperatura, mas o Rio de Janeiro segue cheio de opções animadas no mês de julho, um portal secreto para a alegria. Para acessar a nostalgia no sábado (15/07), tem pagode bom. A dica é o show do Katinguelê no Bigode Buço Bar (Barão de Melgaço, 505, Cordovil) que ainda conta com a participação do DJ Marcelo Brasil, que foi residente durante muitos anos na antiga boate Six, na Lapa. Começa às 18h.
No Museu de Arte do Rio, o MAR, continua a exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros” em parceria com o Instituto Moreira Salles. A mostra é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que ficou famosa com seu livro “Quarto de despejo”, em agosto de 1960. A exposição conta com mais de 400 itens tem curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, com assistência de Phelipe Rezende.
Além disso, também no MAR, até 30 de julho, o público pode conferir “Uma poética do Recomeço”, diversas imagens de César Bahia fazem refletir sobre a cultura afro-brasileira. O artista baiano, residente de Fazenda Coutos, subúrbio de Salvador, nasceu em uma família de escultores. A exposição traz mais de 200 obras do artista, produzidas entre 2010 e 2023.
Nesta quinta (13/07) rola a estreia da nona edição do projeto Bossa Nova in Concert no JClub, na Casa Julieta de Serpa, no Flamengo. O show de estreia será com Leila Maria, às 21h. A apresentação intimista terá bossa, jazz, além de outras canções do seu repertório, ao lado de Antonio Fischer nos teclados.
Portal Secreto
No domingão (16/07), após os shows de lançamento do seu primeiro álbum, “O Outro Lado do Rio”, o cantor e compositor pernambucano Ivyson segue com a turnê “Girassol”, onde apresenta suas primeiras composições e lançamentos no Teatro Cesgranrio (Rua Santa Alexandrina, 1.011, Rio Comprido), às 19h.
E na minha amada Sétima Arte, sugiro um filme que é para a família toda. “O Portal Secreto” mescla comédia e fantasia. Paul Carpenter, interpretado por Patrick Gibson, consegue um estágio em uma misteriosa empresa em Londres, onde descobre que algo estranho está acontecendo. Ao lado de Sophie Pettingel (Sophie Wilde), ele é recrutado para encontrar um cobiçado objeto mágico capaz de transportar pessoas para qualquer lugar do mundo instantaneamente. O filme é baseado no romance de Tom Holt e tem influências de sagas como Harry Potter. A produção conta com um elenco de renome, incluindo Christoph Waltz, Sam Neill e Miranda Otto, e chega aos cinemas em 13 de julho, com distribuição da Imagem Filmes. Assisti na cabine de imprensa e adianto que é um filme divertido, que poderia ser mais longo para tornar mais verossímil a paixão que acontece, mas que tem como destaque o fato de brincar com as coincidências e o destino.