Portela encanta a Sapucaí com enredo em homenagem à maternidade

O samba, puxado por Gilsinho, não apresentava um refrão fácil, sendo quase uma obra literária em forma de música

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na noite desta segunda-feira (12/02), a Portela, escola tradicional de Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio, brilhou na Marquês de Sapucaí com um desfile que emocionou e encantou o público. Com o enredo “Um Defeito de Cor”, dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga, inspirado no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves, a Portela proporcionou uma verdadeira aula de negritude, maternidade e dignidade.

O samba, puxado por Gilsinho, não apresentava um refrão fácil, sendo quase uma obra literária em forma de música. O carnavalesco Antônio Gonzaga adiantou que o projeto é uma homenagem dedicada a todas as mães e uma demonstração de afeto e gratidão por sua recente chegada à escola, ao lado de André Rodrigues.

A presença marcante de personalidades como Adriane Galisteu, que desfilou acompanhada do filho Vittorio pelo segundo ano consecutivo, trouxe ainda mais brilho ao desfile da Portela. Galisteu destacou o significado de sua fantasia, que celebra mulheres poderosas como Tia Doca e Tia Ciata, ressaltando a importância de contar a história da Portela através do poder do Sagrado Feminino.

Por sua vez, Bianca Monteiro, rainha de bateria da escola, abriu mão de uma fantasia convencional e optou por desfilar com o corpo pintado de preto, representando Oxum e exaltando a ancestralidade africana. Em uma entrevista, Bianca compartilhou os desafios de sua performance, revelando que foram horas de preparação sem pausas para ir ao banheiro ou beber água.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

Além disso, a presença de Marinete Silva, mãe da vereadora Marielle Franco, no último carro da Portela, trouxe um momento de comoção e reflexão sobre a violência que assola muitas mães brasileiras, que perderam seus filhos para a violência.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Portela encanta a Sapucaí com enredo em homenagem à maternidade

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui